Mitos x Verdades sobre Shots Matinais

Os shots matinais são bebidas mistas elaboradas com ingredientes naturais, que no geral são ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos. 




A bebida se tornou conhecida em meados de 2020, quando o mundo estava passando pela pandemia de COVID-19, com a pandemia houve uma explosão na produção de conteúdo sobre lifestyle nas redes sociais, as celebridades e influencers mostravam a sua rotina, e uma busca por alimentos que ajudassem a reforçar a imunidade. Com isso, os shots matinais ganharam fama com a promessa de reforçar o sistema imunológico. 

Um estudo de 2022 mostrou que 15,2% das pessoas adquiriram o hábito de consumir shot matinal por influência dos conteúdos consumidos nas redes sociais. Devido essa popularização, os shots matinais viraram pauta no mundo da saudabilidade, e com isso muitos mitos cercam o seu consumo. Então vamos esclarecer os maiores mitos sobre essa bebida queridinha!

O shot matinal deve ser consumido somente em jejum?

Mito – Pelo nome dado a essa bebida, se popularizou o seu consumo pela manhã em jejum, mas os efeitos benéficos dos shots podem ser aproveitados em qualquer momento do dia. A recomendação é para evitar consumi-lo próximo a refeições, o ideal é que seja pelo menos 30 minutos antes ou depois da refeição, pois a absorção dos nutrientes pode ser afetada.

Os shots matinais ajudam a reforçar a imunidade?

Verdade – Alimentos como cúrcuma, gengibre e limão geralmente fazem parte das receitas de shots, e esses ingredientes possuem propriedades antioxidantes, que são compostos que favorecem o sistema imunológico.

Beber diariamente shot matinal emagrece?

Mito – Assim como qualquer outro alimento, o shot matinal de forma isolada não emagrece. Ele pode ser usado de forma estratégica pelas pessoas que estão nesse processo, com ingredientes termogênicos, por exemplo, mas isso precisa estar aliado a um contexto alimentar saudável, sono de qualidade e prática de atividade física.  

Os shots matinais são benéficos para prevenir doenças inflamatórias?

Verdade – Receitas de shots que contém ingredientes com compostos fenólicos, como própolis e cúrcuma por exemplo possuem potencial anti-inflamatório, eliminando os radicais livres e as citocinas pró-inflamatórias, causando impacto positivo na prevenção de doenças inflamatórias.

 

É importante ressaltar que o shot matinal é um método para facilitar o consumo de alimentos ricos em nutrientes, mas que esses mesmos alimentos podem ser incluídos de outras formas na sua rotina, como no preparo de receitas. Vale avaliar como você se adapta melhor e incluir cada vez mais alimentos naturais na sua rotina.

 

Fonte: Vanessa Rocha – Nutricionista da Rede Mundo Verde.

Vanessa Rocha é nutricionista registrada CRN-3 66691, formada pela universidade São Judas, especialista em Comportamento alimentar, pós-graduanda em Nutrição clínica e esportiva e em Saúde pública.

Atua no departamento de nutrição do MV, onde é responsável por treinamentos internos e elaboração de conteúdos científicos.

 

Referências:

de Andrade, Andreia Pimentel, et al. “Elaboração e análise de bebidas antioxidantes e antiinflamatórias a base de própolis, gengibre e cúrcuma.” Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa (2020).

 

da Silva Campolino, Monique, et al. “Análise do conhecimento nutricional e a influência dos formadores de opinião ambiental e digital.” RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento 16.105 (2022): 1032-1041.



source https://blog.mundoverde.com.br/saude/mitos-x-verdades-sobre-shots-matinais/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem