10 ANOS DE TENDÊNCIAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS NO BRASIL

Timeline

Ana Paula Gilsogamo – Ana é Analista Sênior para os Relatórios de Alimentos e Bebidas da Mintel no Brasil.

De acordo com o balanço anual da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) de 2022, a indústria de alimentos e bebidas é a maior do Brasil, responsável pelo processamento de 58% de tudo o que é cultivado nos campos brasileiros, gerando mais de 1,8 milhão de empregos. Em 2022, esse setor investiu cerca de R$15 bilhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação, e a Mintel Brasil tem a honra de fazer parte do movimento de inovação dessa categoria nos últimos 10 anos.

Em 2023, a Mintel Brasil comemora 10 anos de atendimento aos clientes neste mercado! Para comemorar esse importante marco, fizemos uma retrospectiva da última década para explorar como a mudança no comportamento do consumidor afetou a inovação em alimentos e bebidas e destacar as tendências que a Mintel identificou primeiro no setor.

De 2013 a 2023, aqui estão 10 tendências de alimentos e bebidas que destacam as mudanças e a evolução da inovação de alimentos e do comportamento do consumidor nos últimos 10 anos.

2013: Açúcar, gordura e sal – nossa!

Por volta de 2010, a categoria de alimentos e bebidas deu ênfase significativa à oferta de opções com quantidades “reduzidas” ou “sem” determinados componentes, especialmente açúcar, gordura, sal e calorias. De acordo com o Banco de Dados Global de Novos Produtos (GNPD, na sigla em inglês) da Mintel, em 2013, aproximadamente 13% dos lançamentos de alimentos no Brasil fizeram essa alegação, uma das porcentagens mais altas entre as alegações relacionadas à saúde. Por exemplo, a Pipoca Yoki com uma alegação de 0% de gordura trans na frente da embalagem teve a maior porcentagem de lançamentos com essa alegação. Pesquisa da Mintel de 2013 previu a possibilidade de novas legislações, regulamentações e iniciativas governamentais com foco no alto teor de açúcar, gordura e sódio. Isso foi bem antes da implementação das novas leis e regulamentações brasileiras sobre rótulos, que introduziram advertências e entraram em vigor no final de 2022.

Yoki Popcorn

Fonte: Mintel GNPD

Desde então, como os consumidores brasileiros continuam a priorizar sua saúde, a limitação de açúcar (52%) e sal (58%) surgiu como uma das principais preferências dos consumidores que buscam adotar melhores hábitos alimentares e manter uma dieta saudável.

2014: Aumento das mensagens sobre sustentabilidade

Na última década, a sustentabilidade ganhou importância significativa tanto em nível global quanto no setor de alimentos e bebidas do Brasil. Juntamente com as alegações voltadas para a saúde e o bem-estar, houve um aumento na importância da sustentabilidade. Especificamente entre 2013 e 2014, houve um aumento substancial no número de lançamentos de alimentos e bebidas com alegações como “embalagem ética e ecologicamente correta” e “ético – reciclagem”. De acordo com a ferramenta GNPD da Mintel, cerca de 22% de todos os lançamentos de alimentos e bebidas tiveram pelo menos uma dessas alegações durante o período no Brasil.

Um exemplo dessa tendência é a Água da Coca-Cola Crystal, que lançou uma garrafa de 500ml feita de material 100% reciclável. Essa solução inovadora de embalagem utilizou 20% menos plástico e incorporou 30% de materiais à base de plantas, o que resultou em maior capacidade de reciclagem. Em seu lançamento, a nova garrafa recebeu opiniões divergentes devido à sua rigidez reduzida em comparação com as garrafas tradicionais.

Crystal Water Bottle

Fonte: Mintel GNPD

2015-2017: Alegações ‘integrais’ – não se trata mais apenas de dietas

Os anos de 2016 e 2017 se destacaram como um período de aumento de lançamentos com alegações “integrais”, representando mais de 4% de todos os lançamentos de alimentos e bebidas no Brasil. Alguns foram associados a uma alegação “zero”, que era mais prevalente no início da década e frequentemente associada a dietas específicas.

A maioria dos consumidores brasileiros em 2015 discordaram que produtos integrais são apenas para aqueles que estão em uma dieta, em comparação com 30% que concordaram. Essa mudança indica um reconhecimento crescente entre os consumidores brasileiros de que os produtos integrais oferecem benefícios que vão além de serem adequados apenas para fins dietéticos. Um exemplo é o Pão de Forma Integral e Zero da Wickbold, lançado em 2016.

Wickbold Bread

Fonte: Mintel GNPD

2018-2019: Proteína e energia à base de plantas

Nos últimos 10 anos, houve um aumento na disponibilidade de produtos com foco em “alto teor de fibra” e “alto teor de proteína”, alinhados com o crescente interesse dos consumidores brasileiros. Três quartos dos brasileiros concordaram que consumir alimentos e bebidas com benefícios adicionais é uma boa maneira de garantir que estão consumindo todos os nutrientes de que precisam (ex. fibras, proteínas, vitaminas).

De acordo com a ferramenta GNPD da Mintel, em 2019, houve um aumento significativo na porcentagem de lançamentos com a alegação “alto teor de proteínas”, representando quase 5% de todos os lançamentos de bebidas e alimentos no Brasil. Até o momento em 2023, 56% das novas bebidas nutricionais, 10% dos novos lanchinhos/snacks e 8% dos novos produtos lácteos trazem essa alegação. Por exemplo, o Danone YoPro tem 15g de proteína e contém soro de leite e caseína rica em proteínas.

Dannon Yopro

Nessa época, surgiu uma segunda tendência, que se referia a alimentos à base de plantas. De acordo com a ferramenta GNPD da Mintel, a porcentagem de lançamentos de novos produtos alternativos à carne no Brasil aumentou 117% de 2014 a 2018. Ao longo da última década, os lançamentos à base de plantas se tornaram mais diversificados, atraindo mais do que apenas a curiosidade dos consumidores mais jovens. De 2018 a 2019, os lançamentos de alimentos e bebidas com alegações à base de plantas no Brasil cresceram 147%. Em 2020, 2,5% de todos os produtos alimentícios e bebidas lançados no Brasil tinham a alegação “à base de plantas”.

O Futuro Burger foi um dos mais icônicos produtos à base de plantas lançados nesse período, devido à semelhança de seu sabor e textura com a carne real e por ser uma startup brasileira de alimentos.

Futuro Burger

Fonte: Mintel GNPD

2020: É sobre imunidade

Durante a pandemia, houve uma ênfase maior na imunidade, pois os consumidores ficaram cada vez mais preocupados com sua saúde e buscaram maneiras de fortalecer seus sistemas imunológicos. Um terço dos consumidores brasileiros disse, na época, que estava consumindo mais alimentos e bebidas com ingredientes adicionados para estimular o sistema imunológico (ex. cúrcuma, vitaminas). Depois disso, as marcas adotaram a tendência e responderam com a inovação de novos produtos, resultando em um aumento de 77%, entre 2019 e 2020, nos lançamentos de alimentos e bebidas com a alegação “funcional – sistema imunológico”.

Como resultado, as bebidas embaladas em porções pequenas ou individuais, como as da Piracanjuba ImunoDay, ganharam visibilidade e presença de mercado nessa categoria. Especificamente, essas bebidas capitalizaram a popularidade dos “shots imunológicos” vistos nas redes sociais. Muitas dessas bebidas contêm fibras ou probióticos com foco na saúde digestiva como um aspecto importante para ajudar os consumidores a desenvolver um sistema imunológico forte.

Immuno Day Drink

Fonte: Mintel GNPD

Três quartos dos brasileiros concordam que é importante para eles que as marcas das quais compram sigam práticas comerciais éticas ou sustentáveis e 63% concordam que é importante praticar o comércio justo (ou seja, pagar preços justos nos países em desenvolvimento por produtos ou mão de obra). Na década passada, os lançamentos de produtos alimentícios e de bebidas estavam muito mais focados na sustentabilidade, especificamente em soluções de embalagem, em vez de declarações éticas. Um exemplo, lançado em 2020, foi o snack Nestlé + Gerando Falcões. A Nestlé afirmou que esse produto é o primeiro item de alimentos e bebidas socialmente responsável lançado no Brasil. De fato, 100% dos lucros desse produto são destinados a projetos em comunidades de baixa renda.

Banana and Canela width=

Fonte: Mintel GNPD

Outra tendência importante dessa época foi a saúde mental. Mesmo antes da pandemia de COVID-19, a importância da saúde emocional e mental estava prevalecendo como uma tendência. Já em 2016, um terço dos brasileiros demonstrou interesse em opções que melhoram a agilidade mental, 29% para aliviar o estresse, 28% para melhorar a qualidade do sono e 23% para melhorar o humor. Porém, durante e após a pandemia, essa tendência ganhou grande impulso: 73% dos consumidores concordaram que ter hábitos alimentares saudáveis era tão importante para a saúde emocional/mental quanto para a saúde física.

A marca de chá Matte Leão oferece uma variedade de benefícios mentais/emocionais e usa ingredientes conhecidos para promover o relaxamento, o reequilíbrio e o aumento da energia.

LEAO Tea

Fonte: Mintel GNPD

Embora a Geração Z tenha atraído uma atenção significativa em termos de pesquisa, estudos, marketing, conteúdo de entretenimento e inovação de produtos, a nostalgia da Geração Milênio provou ser uma fonte rica e bem-sucedida de criatividade em vários domínios, incluindo o reino de alimentos e bebidas – 91% dos millennials concordam que sabores e ingredientes familiares evocam conforto emocional para eles, e 51% dos consumidores brasileiros expressaram um gosto por sabores que evocam memórias de sua infância. Um exemplo disso é o Cheetos Bola relançado em 2023 para atender às solicitações dos consumidores nas redes sociais.

Cheetos

Fonte: Instagram @Cheetos_brasil

O que vem a seguir

O setor de alimentos e bebidas no Brasil continua a oferecer às empresas e marcas amplas oportunidades de inovação, fornecendo soluções que melhoram a vida dos consumidores brasileiros. Ao longo da última década, a Mintel tem fornecido continuamente as mais recentes pesquisas de mercado, insights sobre inovação e tendências de consumo de todo o setor de alimentos e bebidas da América Latina.

Para obter mais informações sobre as tendências de alimentos e bebidas do Brasil, clique aqui. Se você é um cliente da Mintel e gostaria de ler o relatório completo sobre Tendências de Alimentação Saudável no Brasil, clique aqui.

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Mintel anuncia Tendências de Beleza e Cuidados Pessoais para 2023 https://brasil.mintel.com/blog/noticias-mercado-alimentos-bebidas/mintel-anuncia-tendencias-de-beleza-e-cuidados-pessoais-para-2023 <![CDATA[Ana Paula Picasso]]> Mon, 21 Nov 2022 15:16:42 +0000 <![CDATA[Alimentos e Bebidas]]> https://brasil.mintel.com/?p=3679 <![CDATA[A Mintel, especialista no que os consumidores querem e por que, anunciou hoje três principais tendências de consumo que vão impactar a indústria global de beleza e cuidados pessoais em 2023, com implicações nos próximos cinco anos: Beauty Rx (Beleza Rx): A medicalização da beleza está levando a uma maior demanda por comprovação de benefícios, […]]]> <![CDATA[

A Mintel, especialista no que os consumidores querem e por que, anunciou hoje três principais tendências de consumo que vão impactar a indústria global de beleza e cuidados pessoais em 2023, com implicações nos próximos cinco anos:

  • Beauty Rx (Beleza Rx): A medicalização da beleza está levando a uma maior demanda por comprovação de benefícios, criando valor por meio de produtos baseados em ingredientes e impulsionando o mercado de ingredientes naturais sintéticos.
  • Evolved Self-Care (Autocuidado Evoluído): A beleza tem a intenção de ser edificante e pode contribuir para um senso pós-pandêmico de autocuidado que inclui bem-estar sexual, jornada hormonal e bem-estar em todas as fases da vida.
  • New Rules of Engagement (Novas Regras de Engajamento): As marcas devem adotar a disrupção na categoria para criar novas regras de engajamento e construção de comunidades, permitindo mais diversão, experimentação e “faça você mesmo”.

 

Olhando para o futuro, Sarah Jindal, Diretora Sênior de Pesquisas em Beleza, Cuidados Pessoais e Cuidados Domésticos para Américas, identifica as próximas tendências em comportamento do consumidor, inovação de produtos e táticas de marketing que impactarão a indústria da beleza.

 

Beauty Rx (Beleza Rx)

“À medida que cresce a demanda por produtos e tratamentos mais eficientes e potentes, os consumidores procuram encontrar provas de que seu dinheiro está sendo bem gasto. Desenvolvimentos potenciais de marcas de beleza podem vir do surgimento de sequenciamento genético e avanços em diagnósticos e dispositivos vestíveis. Espere ver grandes oportunidades decorrentes de hormônios, riscos e diagnósticos de saúde, impressão 3D, vitaminas e suplementos personalizados e edição de genes. Enquanto isso, as tecnologias de biologia sintética estão finalmente amadurecendo, oferecendo uma maneira de fabricar quase tudo de forma competitiva e sustentável. A indústria da beleza deve aprender a usar essa tecnologia para desenvolver novos produtos e processos, melhorar os já existentes e reduzir custos para se manter competitiva no futuro”.

 

Evolved Self-Care (Autocuidado Evoluído)

“Embora a quantidade de tempo que os consumidores gastam em rotinas de bem-estar esteja diminuindo, quando confrontados com estresse e turbulência, eles procurarão maneiras de se elevar – e a beleza é a categoria perfeita para apoiar isso. Mas, não importa a abordagem que as marcas e os varejistas adotam, é fundamental garantir que todos os consumidores se sintam vistos e ouvidos. Olhando para o futuro, a importância da comunidade continuará a crescer após a pandemia, à medida que as pessoas procuram se reconectar e se sentir parte do coletivo. Uma abordagem única para o bem-estar não será mais aceitável. O conceito de autocuidado comunitário ganhará popularidade à medida que as pessoas reconhecerem a importância de ajudar umas às outras como forma de ajudar todos a viverem e se sentirem melhor. No futuro, esperamos ver as empresas globais de beleza se concentrarem em hábitos e produtos holísticos que apoiem tudo, desde o sono até a circulação sanguínea e sua conexão com a beleza”.

 

New Rules of Engagement (Novas Regras de Engajamento)

“A experimentação impulsiona o engajamento e a tecnologia dará início à próxima geração de experiência, seja na loja ou em casa. À medida que os formatos online e offline continuam a se fundir, a tecnologia permitirá a replicação de experiências em todos os canais com abordagens simples, desde RFID (identificação por radiofrequência) até avatares digitais e o metaverso. Olhando para o futuro, o desenvolvimento da tecnologia, hardware e conteúdo VR (realidade virtual) se tornará conveniente e prático o suficiente para os consumidores usarem todos os dias. Isso permitirá que as marcas usem essas tecnologias estrategicamente para criar experiências ‘phygital’ (físicas e digitais) que dominarão a maneira como os consumidores descobrem, compram e se conectam com as marcas”.

 

Entrevistas com a equipe de analistas globais de beleza e cuidados pessoais da Mintel estão disponíveis mediante solicitação junto à assessoria de imprensa. As Tendências Globais de Beleza e Cuidados Pessoais 2023 da Mintel estão disponíveis para download gratuito aqui.

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Mintel anuncia Global Trends 2023 – Alimentos e Bebidas https://brasil.mintel.com/blog/mintel-anuncia-global-trends-2023-alimentos-e-bebidas <![CDATA[Mintel News]]> Wed, 16 Nov 2022 19:11:32 +0000 <![CDATA[Blog]]> https://brasil.mintel.com/?p=3676 <![CDATA[A Mintel, especialista no que os consumidores desejam e por que, anunciou hoje quatro tendências principais que moldarão as indústrias globais de alimentos e bebidas em 2023, nos próximos cinco anos e além. Weatherproofed Provisions (Provisões à prova de tempo): Os consumidores precisam de fórmulas de alimentos e bebidas que os ajudem a suportar ondas […]]]> <![CDATA[

A Mintel, especialista no que os consumidores desejam e por que, anunciou hoje quatro tendências principais que moldarão as indústrias globais de alimentos e bebidas em 2023, nos próximos cinco anos e além.

  • Weatherproofed Provisions (Provisões à prova de tempo): Os consumidores precisam de fórmulas de alimentos e bebidas que os ajudem a suportar ondas de calor, temperaturas abaixo de zero e eventos climáticos severos.
  • Staying Sharp (Mantendo-se Afiado): Os consumidores estão exigindo fórmulas que os ajudem a otimizar seu desempenho mental no trabalho, em casa e no lazer.
  • Cosmic Comforts (Confortos Cósmicos): À medida que a Terra enfrenta mais caos, o espaço se tornará uma fonte de otimismo, inovação e conexão.
  • Minimalist Messaging (Mensagens Minimalistas): Uma comunicação clara e simples será essencial para se conectar com consumidores cansados.

Centradas no espaço, nas mudanças climáticas, no desempenho mental e no consumidor sobrecarregado, as tendências deste ano recomendam que as marcas tranquilizem os consumidores, que continuam sendo desafiados a se adaptar a um mundo em mutação. Olhando para o futuro, Jenny Zegler, Diretora da Mintel Food & Drink e da Mintel Global Consumer, discute como as empresas irão se ajustar, diversificar e inovar para tranquilizar os consumidores ansiosos nos próximos anos.

Weatherproofed Provisions (Provisões à prova de tempo)

“Adaptação e desenvoltura serão o nome do jogo à medida que as marcas inovam para ajudar os consumidores a lidar com os efeitos adversos da mudança climática. De vórtices polares a ondas de calor, os consumidores procurarão produtos que ajudem seus corpos a suportar as variações extremas de temperatura. Inovações em alimentos e bebidas serão procuradas para fornecer nutrição fácil de usar durante inundações catastróficas e outros desastres relacionados ao clima. Além das necessidades convencionais, as marcas vão inovar com alimentos e bebidas de emergência para dietas especiais, crianças e idosos”.

Staying Sharp (Mantendo-se Afiado)

“Foco e produtividade são as próximas funcionalidades de bem-estar mental e emocional que os consumidores estarão buscando. Os consumidores procurarão alimentos e bebidas que influenciem a capacidade cognitiva, gerenciem os níveis de estresse e otimizem a função cerebral. Espere ver marcas promovendo os estímulos cerebrais apoiados pela ciência a partir de ingredientes energizantes familiares, como ingredientes à base de plantas, como frutas, legumes e cafeína (com moderação)”.

Cosmic Comforts (Confortos Cósmicos)

“Em um futuro não muito distante, o espaço se tornará mais tangível. Centrado em torno do escapismo, o mercado de alimentos e bebidas vai se inspirar em tecnologias inspiradas no espaço e inovações terrestres a partir de descobertas de viagens espaciais – pense em minerais lunares e jantares em gravidade zero. A novidade não descoberta do espaço sideral terá um charme particularmente imaculado para a Geração Z, que está desiludida com o mundo como ele é, mas as marcas também devem considerar o papel inspirador que o espaço terá na vida da Geração Alfa. Novas tecnologias, incluindo agricultura eficiente em recursos e proteína em pó, virão à tona, dando às marcas de alimentos e bebidas uma variedade maior de temas inspirados no espaço”.

Minimalist Messaging (Mensagens Minimalistas)

“Quando se trata de marcas se comunicando com os clientes, clareza e simplicidade provarão ser uma fórmula vencedora. A comunicação será simplificada para os pontos de venda essenciais, pois os consumidores buscam marcas que foquem em suas vantagens na embalagem. Produtos com designs limpos que destacam ingredientes naturais e os principais benefícios para a saúde satisfarão os compradores que procuram escapar da sobrecarga de informações. Na próxima década, esperamos ver os consumidores confiarem em mais soluções virtuais para inspirar, educar e afirmar suas compras. As marcas compartilharão informações em sites de comércio eletrônico para garantir que suas histórias e benefícios cheguem aos consumidores que confiam em seus assistentes inteligentes, como geladeiras inteligentes ou, eventualmente, lojas selecionadas no metaverso, para filtrar itens que não atendam às preferências predefinidas”.

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Entrevistas com Jenny Zegler, Diretora da Mintel Food & Drink e da Mintel Global Consumer, estão disponíveis mediante solicitação junto à Assessoria de Imprensa da Mintel. As Tendências Globais de Alimentos e Bebidas 2023 da Mintel estão disponíveis para download gratuito aqui.

 

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Os Brasileiros e o cenário econômico atual https://brasil.mintel.com/blog/tendencias-de-consumo/os-brasileiros-e-o-cenario-economico-atual <![CDATA[Naira Sato]]> Mon, 05 Sep 2022 20:06:57 +0000 <![CDATA[Tendências de Consumo]]> https://brasil.mintel.com/?p=3667 <![CDATA[Existem muitos fatores macroeconômicos afetando o comportamento de consumo do brasileiro, sejam eles locais, como alta da inflação, crise hidrica, desemprego e fome, como globais, como a covid e o conflito na Ucrânia. Cada categoria é impactada de formas distintas, e alguns perfis de consumidores também sentem mais a influência desses fatores. Mas há soluções […]]]> <![CDATA[

Existem muitos fatores macroeconômicos afetando o comportamento de consumo do brasileiro, sejam eles locais, como alta da inflação, crise hidrica, desemprego e fome, como globais, como a covid e o conflito na Ucrânia.

Cada categoria é impactada de formas distintas, e alguns perfis de consumidores também sentem mais a influência desses fatores. Mas há soluções que podem ser mais exploradas, muito mais além do que falar de preço baixo e promoções.

Por exemplo, de acordo com o Relatório Mintel Atitudes em Relação a Ética e Sustentabilidade, 66% dos brasileiros diz evitar ativamente o desperdício de alimentos. Além disso, 38% considera como sustentável uma empresa que utiliza recursos frequentemente descartados. Assim, empresas podem adotar ações de redução de desperdício na indústria, ganhando a atenção dos consumidores ao estabelecer paralelos entre seus hábitos em casa, e as ações das marcas e empresas no processo de produção.

A crise hídrica no Brasil impactou em um aumento nos gastos do brasileiro e, entre a classe C, 31% dos brasileiros relataram estar tomando banhos mais curtos para economizar dinheiro, segundo Relatório Mintel Hábitos de Higiene Pessoal. Sabonete em barra é um produto usado todos os dias por 91% desses consumidores – diante disso, as marcas de sabonetes em barra poderiam inovar ao trazerem fórmulas com tecnologia de rápido enxágue, como forma de ajudar esses consumidores a economizarem água de forma consistente.

A escalada do preço do petróleo, resultante do conflito na Ucrânia, levará ao aumento no preço de seus derivados utilizados para a fabricação de embalagens plásticas, o que pode impactar negativamente os fabricantes de produtos de cuidados domésticos – que podem acabar repassando este custo ao consumidor final. Segundo o Relatório Mintel Hábitos de Cuidados da Casa, 24% dos entrevistados citaram “sustentável (ex. embalagens ecológicas, neutras em carbono)” como um atributo importante ao comprarem produtos de limpeza doméstica. Assim, os fabricantes de produtos para o lar podem buscar alternativas de materiais mais sustentáveis – mesmo que o custo seja mais elevado, ele é ao menos justificado pelos claims relacionados à sustentabilidade, atributo muito importante para um quarto dos brasileiros.

O Relatório Mintel Atitudes e Hábitos dos Donos de Pets nos mostrou que 47% dos tutores de animais dá banhos ao menos duas vezes por mês em seus animais e que 28% dos donos de animais afirmam que gostam de produtos com fragrâncias que durem mais, muitos manifestaram preocupação com possíveis malefícios de uma frequência alta de banhos e da utilização de produtos com fragrâncias fortes. Sendo assim, as marcas de produtos de banho podem investir em produtos clean label com composições mais naturais que transmitam maior segurança para os tutores de animais, bem como na utilização de óleos essenciais naturais que proporcionem fragrâncias mais duradouras e seguras.

Se você é um cliente Mintel interessado em saber mais sobre os consumidores brasileiros, fale com seu Gerente de Contas. Se você não é cliente da Mintel e está interessado em saber mais, entre em contato e confira o artigo de Toby Clark, ‘Ucrânia e inflação: consumidores pesam’.

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Realidade bate à porta: cresce a preocupação dos consumidores globais com as mudanças climáticas e a escassez de alimentos https://brasil.mintel.com/imprensa/estilos-de-vida/realidade-bate-a-porta-cresce-a-preocupacao-dos-consumidores-globais-com-as-mudancas-climaticas-e-a-escassez-de-alimentos <![CDATA[Richard Cope]]> Tue, 16 Aug 2022 12:03:13 +0000 <![CDATA[Corporativo]]> <![CDATA[Estilos de Vida]]> <![CDATA[Imprensa]]> https://brasil.mintel.com/?p=3655 <![CDATA[As mudanças climáticas (46%), a qualidade do ar (36%) e a poluição plástica (33%) são as três principais preocupações ambientais dos consumidores globais. 58% dos consumidores globais dizem que eventos climáticos extremos no país onde vivem os encorajam a fazer mais na proteção do meio ambiente. Quase dois em cada cinco (38%) dizem que querem […]]]> <![CDATA[
  • As mudanças climáticas (46%), a qualidade do ar (36%) e a poluição plástica (33%) são as três principais preocupações ambientais dos consumidores globais.
  • 58% dos consumidores globais dizem que eventos climáticos extremos no país onde vivem os encorajam a fazer mais na proteção do meio ambiente.
  • Quase dois em cada cinco (38%) dizem que querem mostrar para outras pessoas que estão fazendo o bem para o meio ambiente.

SÃO PAULO (16 de agosto de 2022) –A preocupação dos consumidores com as mudanças climáticas aumentou em todo o mundo no último ano. De acordo com uma nova pesquisa do Barômetro de Sustentabilidade da Mintel 2022, o número de consumidores globais que citam as mudanças climáticas como uma das três principais preocupações ambientais aumentou de uma média de 39% para 46% entre 2021 e 2022*.

Além das mudanças climáticas, as preocupações com a escassez de água (de 27% em 2021 para 31% em 2022) e a escassez de alimentos (de 17% para 23%) tiveram os ganhos mais significativos em termos de prioridades ambientais nos últimos 12 meses, à medida que eventos climáticos extremos e o conflito na Ucrânia tornam essas questões mais urgentes.

A mudança climática continua sendo a maior prioridade ambiental do mundo, com quase metade (46%) dos consumidores globais citando-a entre suas três principais preocupações. A qualidade do ar (ex. gases de escape, emissões industriais) (36%) e a poluição plástica (ex. plástico oceânico) (33%) completam as três principais preocupações ambientais; no entanto, a preocupação com a poluição plástica caiu ligeiramente (era de 36% em 2021).

A crescente conscientização é evidente. Pouco menos de três em cada cinco (58%) consumidores em todo o mundo concordam que eventos climáticos extremos (ex. inundações, ondas de calor) no país onde vivem os incentivam a fazer mais atividades para proteger o meio ambiente. Aliás, ajudar o planeta traz consigo um fator de bem-estar, já que 68% dos consumidores em todo o mundo dizem que fazer coisas que beneficiam o meio ambiente os faz se sentirem felizes. Além disso, 38% dizem que querem mostrar a outras pessoas como estão fazendo o bem para o meio ambiente (ex. compartilhando nas redes sociais). Outros 24% dizem ter pesquisado sua pegada anual de carbono (ex. com uma calculadora online ou aplicativo).

Embora as prioridades ambientais tenham mudado no último ano, os comportamentos sustentáveis ​​dos consumidores permanecem focados na simplicidade e na frugalidade: reciclar embalagens (59% em 2022 ante 60% em 2021), planejar refeições para evitar o desperdício de alimentos (53% em 2022 ante 52% em 2021) e reduzir a compra de roupas (50% em 2022 ante 52% em 2021) continuam sendo os principais comportamentos sustentáveis. Já o otimismo dos consumidores globais estagnou: 55% acreditam que, se agirmos agora, ainda temos tempo para salvar o planeta, em comparação com 54% que disseram o mesmo no ano passado.

O segundo Barômetro de Sustentabilidade anual da Mintel apresenta pesquisas e insights sobre as atitudes, comportamentos e preferências de compra dos consumidores em 16 países*. O relatório oferece recomendações para empresas e marcas com base nas melhores inovações, comunicações e campanhas.

Richard Cope, Consultor Sênior de Tendências da Mintel, disse:

“O fato de as preocupações com as mudanças climáticas e a escassez de água e alimentos estarem sendo priorizadas à frente de preocupações anteriores com resíduos e poluição plástica aponta para o surgimento de um consumidor global mais informado e calejado. Temperaturas elevadas, eventos climáticos extremos e interrupções nas cadeias de fornecimento de alimentos, água e energia deram aos consumidores uma dura realidade, prejudicando sua saúde e seu bolso, e tornando-os mais conscientes no processo. Enquanto isso, o ativismo crescente, a reação regulatória e a enorme escala dos desafios futuros e das soluções necessárias educaram os consumidores globais o suficiente para perceber campanhas de ‘lavagem verde’ (greenwashing) e não há como voltar atrás. Isso significa que as empresas precisarão cada vez mais afirmar – e comunicar claramente – as ações verdadeiramente impactantes que estão tomando para reduzir as emissões, em vez de simplesmente compensá-las ou mergulhar em campanhas populistas do tipo ‘livres de plástico’. Essa crescente conscientização sobre os insumos, emissões e resíduos também significará o fim de ‘ambientalmente amigável’ (eco-friendly) como um termo de marketing confiável.

“Nossa pesquisa mostra que a maioria dos consumidores continua a ver a reciclagem e a mitigação de resíduos como importantes comportamentos sustentáveis. Isso nos diz que comportamentos simples e frugais são os mais populares entre os consumidores, o que destaca o fato de que as iniciativas de sustentabilidade das marcas precisam oferecer valor e conveniência. Olhando para 2023, esperamos ver a conservação de recursos (alimentos, água, dinheiro) ganhar importância no debate, assim como o crescimento do uso de aparelhos tecnológicos renovados e o acesso a economias de compartilhamento. Para os consumidores, as conexões entre salvar o meio ambiente, seus recursos e seu dinheiro vão se fortalecer”.

*500 usuários de internet com 16/18 anos ou mais em 16 países foram entrevistados em março de 2021: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Polônia, Coréia do Sul, Espanha, Tailândia, Reino Unido, EUA; 500 usuários de internet com 16/18 anos ou mais em 16 países foram pesquisados em abril de 2022, com a Polônia e a Irlanda sendo substituídas por Indonésia e México.

Um Resumo Executivo do Barômetro de Sustentabilidade da Mintel 2022 está disponível para download gratuito aqui.

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80% dos consumidores brasileiros dizem que as marcas precisam fazer mais para provar que suas afirmações éticas são confiáveis https://brasil.mintel.com/imprensa/beleza-cuidados-pessoais/80-dos-consumidores-brasileiros-dizem-que-as-marcas-precisam-fazer-mais-para-provar-que-suas-afirmacoes-eticas-sao-confiaveis <![CDATA[Amanda Caridad]]> Tue, 05 Jul 2022 13:54:06 +0000 <![CDATA[Beleza e Cuidados Pessoais]]> https://brasil.mintel.com/?p=3645 <![CDATA[ 26% dos homens brasileiros com idade entre 25 e 34 anos definem clean beauty, ou beleza limpa, como algo “comprovado pela ciência”, e 29% desses consumidores estão dispostos a gastar mais em produtos de beleza e cuidados pessoais desenvolvidos por cientistas/pesquisadores. 78% dos consumidores com idade entre 45 e 64 anos […]]]> <![CDATA[
  • 26% dos homens brasileiros com idade entre 25 e 34 anos definem clean beauty, ou beleza limpa, como algo “comprovado pela ciência”, e 29% desses consumidores estão dispostos a gastar mais em produtos de beleza e cuidados pessoais desenvolvidos por cientistas/pesquisadores.
  • 78% dos consumidores com idade entre 45 e 64 anos pararam de usar um produto devido a uma preocupação com a segurança de um ingrediente.
  • Quase dois em cada cinco (36%) consumidores que têm animais de estimação em casa citam “sem crueldade animal” como característica que define produtos de beleza limpa.

SÃO PAULO (5 de julho de 2022) – A maioria dos brasileiros sabe o que é clean beauty, ou beleza limpa. Apenas 16% dos consumidores afirmam não conhecer o termo – e a Mintel prevê que o interesse por produtos clean beauty aumentará no próximo ano. No entanto, há trabalho a ser feito pelas marcas para que elas comuniquem com sucesso e deem o devido respaldo aos benefícios de seus produtos.

A maioria (80%) dos consumidores diz acreditar que as marcas precisam fazer mais para provar que suas afirmações éticas são confiáveis, incluindo 57% dos homens de 25 a 34 anos. Além disso, 38% dos consumidores concordam que comprovação científica é um fator importante na hora de escolher um produto de beleza limpa, o que indica às marcas a oportunidade de usar pesquisas e o endosso de terceiros para comunicar a eficácia de seus produtos.

Para os jovens brasileiros, em particular, a ciência parece ser um ponto fundamental. Um quarto (26%) dos homens de 25 a 34 anos definem beleza limpa como “comprovado pela ciência”, em comparação a 17% das mulheres na mesma faixa etária. Enquanto 44% dos homens de 25 a 34 anos concordam totalmente que as marcas costumam alegar serem éticas ou sustentáveis como estratégia de marketing, três em cada dez (29%) dizem que estão dispostos a gastar mais em produtos de beleza e cuidados pessoais desenvolvidos por cientistas/pesquisadores, em comparação a 19% das mulheres na mesma faixa etária.

Amanda Caridad, analista sênior de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel para o mercado Latino Americano, diz:

“Além dos conceitos que envolvem ética e sustentabilidade, o movimento clean beauty reforça a busca dos consumidores por produtos que sejam eficazes, não ofereçam riscos à saúde humana e tragam benefícios com respaldo científico. Uma das principais barreiras para a compra de produtos de beleza limpa tem a ver com a forma como as marcas comunicam seus benefícios. Isso traz oportunidades para as marcas de beleza limpa destacarem o respaldo científico de seus produtos como forma de comunicar confiança, qualidade e segurança.

“Homens jovens representam uma oportunidade interessante para marcas de beleza limpa porque, embora sejam céticos em relação às mensagens das marcas sobre seus produtos, comprovação científica e produtos desenvolvidos por cientistas/pesquisadores os atraem a comprar e, em alguns casos, a gastar mais. Nossa pesquisa mostra que um terço (34%) dos homens de 25 a 34 anos dizem que compram produtos de beleza limpa porque eles oferecem padrões de segurança mais altos”.

Consumidores querem transparência sobre certificações

Quando se trata de comprar produtos de beleza e cuidados pessoais rotulados como “limpos”, a maioria dos brasileiros (que conhecem o termo beleza limpa) fica feliz em investirem produtos de cuidados com o cabelo com tal abordagem: 52% dos consumidores relataram a compra de produtos de cuidados capilares rotulados como limpos nos 12 meses anteriores à pesquisa realizada em janeiro de 2022. Por outro lado, menos de um em cada cinco comprou maquiagem (19%) e produtos para unhas (17%) rotulados como limpos.

Produtos capilares limpos são especialmente importantes para os pais, pois 64% dos consumidores que têm filhos menores de três anos em casa, e estão familiarizados com o termo beleza limpa e compram esse tipo de produto, em comparação com 49% daqueles que não têm filhos. Dado que três quartos (76%) dos pais de crianças com menos de três anos mencionam “certificado de segurança” como o atributo mais importante na escolha de um produto/serviço para seus filhos, fica claro que a preocupação com a saúde de seus filhos levará os pais a dar preferência a marcas e produtos que são transparentes sobre suas certificações.

“Preocupações com a saúde e a segurança se tornaram um dos principais desafios para as marcas em todas as categorias durante a pandemia de COVID-19. Nossa pesquisa mostra que 78% dos brasileiros de 45 a 64 anos pararam de usar um produto devido a uma preocupação com a segurança de um ingrediente. À medida que cada vez mais consumidores procuram produtos que contenham ingredientes seguros de modo a priorizar sua saúde, produtos posicionados como limpos podem expandir seu alcance estabelecendo uma comunicação clara e transparente sobre suas fórmulas”, argumenta Caridad.

Donos de animais de estimação levam a beleza limpa a sério

Mais de um terço (36%) dos brasileiros que têm animais de estimação em casa citam “sem crueldade animal” como característica para definir produtos de beleza limpa, em comparação a 27% dos que não têm animais de estimação. Além disso, dois em cada cinco (39%) donos de animais de estimação dizem que uma razão pela qual compram produtos de beleza limpa é que as marcas dão apoio às causas com as quais se preocupam.

“Considerando que um terço (32%) dos donos de animais de estimação dizem pesquisar ativamente as certificações éticas e sustentáveis de uma marca de beleza ou cuidados pessoais, aquelas que possuem selos de certificação que comunicam claramente a não realização de testes em animais ou a não utilização de ingredientes de origem animal vão se destacar entre os donos de animais de estimação.

“O movimento clean beauty vem conquistando consumidores brasileiros que demonstram maior consciência do impacto de seu consumo no meio ambiente e que valorizam marcas e produtos que agem de maneira condizente com seus valores morais. As marcas devem destacar esse sentimento em suas estratégias de marketing”, conclui Caridad.

Pesquisas adicionais sobre tendências de beleza limpa e entrevistas com a analista estão disponíveis mediante solicitação junto à Assessoria de Imprensa da Mintel. Para adquirir o relatório completo, visite a Mintel Store.

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Foco no consumidor: Compreendendo as novas necessidades dos homens mexicanos https://brasil.mintel.com/blog/foco-no-consumidor-compreendendo-as-novas-necessidades-dos-homens-mexicanos <![CDATA[Graciana Méndez]]> Wed, 06 Oct 2021 19:43:04 +0000 <![CDATA[Blog]]> <![CDATA[Tendências de Consumo]]> https://brasil.mintel.com/?p=3600 <![CDATA[A pandemia mudou os hábitos de todo mundo, e homens Mexicanos não são exceção. Diferentemente das mulheres, muitos homens (solteiros, irmãos, maridos e filhos) foram desafiados a ajudar mais nas tarefas domésticas, como cozinhar e limpar – alguns deles pela primeira vez em suas vidas. A pandemia também gerou muita ansiedade e estresse na vida […]]]> <![CDATA[

A pandemia mudou os hábitos de todo mundo, e homens Mexicanos não são exceção. Diferentemente das mulheres, muitos homens (solteiros, irmãos, maridos e filhos) foram desafiados a ajudar mais nas tarefas domésticas, como cozinhar e limpar – alguns deles pela primeira vez em suas vidas.

A pandemia também gerou muita ansiedade e estresse na vida dos homens, com alguns consumidores se dedicando mais a cuidados pessoais e rotinas de exercícios para relaxar.

A ideia do que significa ser um homem vem mudando no México

Ideias evoluídas sobre a masculinidade incentivam homens mexicanos a se conectarem mais com suas emoções, o que tem aumentado os cuidados com a saúde mental.

Ao procurar se conectar com homens mexicanos, as marcas devem considerar que essas mudanças ainda estão a caminho. Apoiar aqueles que já embarcaram nesta jornada é tão importante quanto encorajar que mais homens reconheçam comportamentos tóxicos e abracem suas vulnerabilidades.

Marcas que procuram inspirar mais homens a prestarem atenção em seu bem-estar emocional se darão melhor em promover conversas abertas sobre masculinidade, assim como conversas sobre como os homens lidam com o estresse.

Quase três entre 10 homens mexicanos concordam veemente que certos ingredientes têm efeitos benéficos em seu humor (ex: camomila é calmante), e um terço deles se diz interessado em produtos de beleza/cuidados que os ajudam a relaxar, segundo a pesquisa do consumidor em 35 mercados da Mintel.

À medida que envelhecem, os homens mexicanos ficam mais focados na saúde intestinal e cerebral

Antes da pandemia, consumidores masculinos priorizavam a vitalidade e a saúde do coração. Ao envelhecerem, os homens mexicanos priorizam a saúde intestinal e cerebral. Tais prioridades devem continuar além da pandemia, considerando as altas taxas de mortes por diabetes e doença do coração no México.

Marcas que querem passar mensagens sobre saúde cerebral se beneficiariam ao incrementá-las com posicionamentos de energia, já que aumentar os níveis de energia é importante para todas as idades.

Marcas podem se inspirar no Origenes Cocoa & Hazelnuts Cream, descrito como uma comida energética ideal para atletas, estudantes e trabalhadores manuais porque ajuda a equilibrar o sistema nervoso.

As atitudes dos homens mexicanos em relação à beleza estão evoluindo

Uma porção dos homens mexicanos está engolindo o orgulho – e ganhando grande confiança em troca – mantendo uma aparência bem cuidada, com quase oito entre 10 consumidores masculinos concordando fortemente, ou de alguma forma, que é importante que eles usem produtos de beleza/cuidados numa base diária, de acordo com a pesquisa do consumidor em 35 mercados da Mintel.

O número de homens mexicanos que usam produtos que aumentam a autoestima ou os façam se sentir mais atraentes provavelmente vai continuar crescendo.

Marcas que procuram se engajar com este público ou que querem fazer o uso de produtos de beleza e cuidados pessoais mais aceitáveis entre os homens podem se inspirar nesses mercados mais evoluídos. Na Austrália, por exemplo, uma nova marca de cuidados pessoais masculinos, STUFF, vem defendendo versões mais saudáveis de masculinidade ao mesmo tempo em que ajuda a financiar serviços sobre saúde mental para jovens homens.

Aproveitar os interesses dos homens em novas tecnologias para promover estilos de vida mais saudáveis e cuidados pessoais

Consumidores masculinos no México mostram grande interesse em novas tecnologias e tendências na área em comparação com as mulheres. Considerando que as definições de gênero estão em evolução, é importante destacar a capacidade das tecnologias em manter as vidas e lares dos homens mais equilibrados e organizados. Quatro entre cinco consumidores homens dizem que a maior parte de suas atividades de lazer envolve uso da tecnologia digital.

Ao mirar homens por meio de novas tecnologias, as marcas fariam bem em projetá-las para melhorar seus estilos de vida. Por exemplo, eletrodomésticos podem destacar como eles economizam o tempo das tediosas tarefas domésticas e que os homens podem aproveitar essa descoberta para relaxar, fazer terapia, passar o tempo com a família e amigos, aprender novas coisas ou se exercitar.

Homens se interessam por dispositivos inteligentes e provavelmente estão inclinados a usá-los para fins de saúde e bem-estar. Isso aumenta as possibilidades para os futuros dispositivos e permite que as marcas repensem o alcance de seus produtos.

Por exemplo, a Panasonic criou o primeiro barbeador skincare para homens, que contém hidratante e outras soluções cosméticas para cuidados da pele embutidos dentro do aparelho.

Homens mexicanos se preocupam com fragrâncias e em cheirar bem

Quase metade dos homens diz que a fragrância é importante ao escolher produtos de limpeza para a casa.

O novo lançamento da Downy Mexico, Amanecer 5-in-1, alega oferecer fragrância extra fresca com cápsulas ativas que ajudam a repelir odores ruins e promover a “poderosa energia de um banho ao longo do dia”.

Marcas de cuidados com o lar vão se beneficiar ao focar no novo homem moderno, que é mais evoluído com as tarefas diárias, aprecia fragrâncias e quer cheirar bem.

O que pensamos

Será continuamente necessário que as marcas do México reconheçam essas ideias sobre masculinidade e comecem a mudar. À medida que os homens cuidam mais da saúde em níveis holísticos – do peso para a saúde mental e até ao lavar roupa –, marcas podem representar um importante papel na jornada de autocuidado deles. Marcas podem ajudar homens a se conectarem com suas emoções e cuidar para que eles reconheçam e lidem com sentimentos de ansiedade e estresse.

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Mintel anuncia Matthew Nelson como novo diretor-geral global https://brasil.mintel.com/imprensa/mintel-anuncia-matthew-nelson-como-novo-diretor-geral-global <![CDATA[Mintel News]]> Tue, 05 Oct 2021 14:05:46 +0000 <![CDATA[Corporativo]]> <![CDATA[Imprensa]]> https://brasil.mintel.com/?p=3593 <![CDATA[[5 de outubro de 2021] Mintel, a empresa especialista no que os consumidores querem e por quê, anunciou hoje mudanças importantes em sua equipe de liderança global. Após 16 anos como diretor-geral global, nos quais expandiu a pesquisa de consumo e categoria da Mintel para mais de 80 mercados em todo o mundo, Peter Haigh […]]]> <![CDATA[

[5 de outubro de 2021] Mintel, a empresa especialista no que os consumidores querem e por quê, anunciou hoje mudanças importantes em sua equipe de liderança global. Após 16 anos como diretor-geral global, nos quais expandiu a pesquisa de consumo e categoria da Mintel para mais de 80 mercados em todo o mundo, Peter Haigh assume um novo cargo como presidente do conselho da Mintel, permanecendo estreitamente envolvido na estratégia de crescimento futuro da empresa. O conselho de administração nomeou Matthew Nelson como o novo diretor-geral global.

Matthew Nelson, diretor-geral global da Mintel, disse:
“Estou muito animado em assumir este papel. Estou há 12 anos trabalhando aqui e cresci junto com a empresa. Nós estamos em um momento crucial de crescimento e inovação na Mintel. Estamos investindo pesado em nossa tecnologia, o que causa um impacto positivo em cada área do negócio. Esta inovação traz insights ainda mais relevantes e valor para nossos clientes e nos ajuda a alcançar minha visão para a empresa, que é a de ter cada profissional de marketing e inovador procurando na Mintel respostas e recomendações sobre como fazer seus negócios crescerem.

Estamos também investindo em nosso pessoal e fazendo da Mintel um lugar ainda melhor para trabalhar. É fundamental para mim, assegurar que a organização tenha um compromisso significativo com a cultura, a comunidade e o objetivo da Mintel, que é ajudar as pessoas e as empresas a crescer, além de apoiar nossas iniciativas focadas no bem-estar, diversidade, sustentabilidade e filantropia.”

Como diretor-geral global, Nelson liderará a estratégia da Mintel focada em dados de alta qualidade, análise avançada, percepções e recomendações de especialistas e inovação através de inteligência artificial e ciência de dados. Ele também está focado no crescimento da cultura da organização para melhorar ainda mais a experiência dos colaboradores e a comunidade Mintel em geral, incluindo o desenvolvimento dos colaboradores existentes para garantir que eles atinjam seu potencial máximo e assim atrair os melhores candidatos externos. A Mintel pretende contratar 200 pessoas nos próximos 12 meses.

A partir de janeiro de 2022, Nelson ficará na sede da Mintel nas Américas, em Chicago, IL, EUA.

Peter Haigh, presidente do conselho da Mintel, disse:
“Foi uma honra incrível servir como diretor-geral da Mintel e tenho muito orgulho de tudo o que a organização alcançou ao longo dos últimos 17 anos. A Mintel encontra-se na melhor posição em sua história, com uma clara e ambiciosa estratégia de crescimento global. Depois de ter trabalhado com Matt nos últimos 12 anos, sei que ele é a pessoa perfeita para o cargo. Ele tem uma experiência de liderança impressionante, instintos comerciais incríveis, trabalha bem em equipe e valoriza muito a experiência da equipe de liderança sênior da Mintel, porém, mais importante ainda, é apaixonado pela cultura, valores e entrega de excelência aos clientes da Mintel.”

John Weeks, ex-presidente do conselho da Mintel, deixa o cargo após 17 anos como presidente, precedido por 11 anos como diretor-geral, tendo supervisionado a expansão das operações globais da Mintel para 15 países e 1150 funcionários. Ele continuará como um líder insubstituível dentro da organização e será um membro do conselho da Mintel.

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Boticário traz conceito inovador em sua nova linha de maquiagem https://brasil.mintel.com/blog/boticario-traz-conceito-inovador-em-sua-nova-linha-de-maquiagem <![CDATA[Amanda Caridad]]> Wed, 01 Sep 2021 20:35:49 +0000 <![CDATA[Beleza e Cuidados Pessoais]]> <![CDATA[Blog]]> https://brasil.mintel.com/?p=3554 <![CDATA[Dentre as categorias de beleza, a de maquiagem foi uma das mais impactadas pela pandemia de COVID-19, que se refletiu em novos hábitos e rotinas em relação ao uso desses produtos. Como o trabalho e o ensino remoto tornaram-se o novo padrão, muitos consumidores reduziram o uso de maquiagem e passaram a investir mais nos […]]]> <![CDATA[

Dentre as categorias de beleza, a de maquiagem foi uma das mais impactadas pela pandemia de COVID-19, que se refletiu em novos hábitos e rotinas em relação ao uso desses produtos. Como o trabalho e o ensino remoto tornaram-se o novo padrão, muitos consumidores reduziram o uso de maquiagem e passaram a investir mais nos cuidados da pele. De acordo com o Relatório Mintel Maquiagem e Esmaltes para Unhas – Brasil, 2021, 51% dos consumidores brasileiros usaram menos maquiagem e mais produtos de cuidados faciais para tratarem condições cutâneas durante a pandemia, e esses indivíduos pretendem seguir com esse hábito depois de a pandemia terminar.

Nesse cenário, onde a categoria de maquiagem mistura-se à de cuidados faciais, é possível que os consumidores sejam atraídos por produtos contendo ingredientes consagrados nos cuidados da pele. Esse é o caso da nova linha Make B. Retinol H+ lançada pelo O Boticário no Brasil, que desenvolveu a primeira base no mundo a incluir duplo retinol em sua fórmula. A marca apresenta um tipo vegetal de retinol, extraído das algas azuis do lago Klamath, combinado ao ácido hialurônico vetorizado, que prometem a reduzir rugas e linhas de expressão, enquanto melhoram a textura e firmeza da pele ao estimularem a síntese de colágeno. Além disso, a base atua como um escudo antioxidante, protegendo a pele contra os raios UV e a luz azul. De acordo com o Relatório Mintel Proteção para a Pele – Brasil, 2020, 21% dos brasileiros acreditam que a luz azul pode ser tão prejudicial à pele quanto os raios UV. Enquanto isso, segundo o Relatório Mintel Maquiagem e Esmaltes para Unhas – Brasil, 2021, um terço dos brasileiros estão usando maquiagem durante reuniões por vídeo quando trabalham de casa, o que pode aumentar a busca por produtos que protejam a pele da luz azul.

A linha Make B. Retinol H+ de O Boticário representa uma inovação disruptiva no Brasil, e pode inspirar mais marcas a seguirem o exemplo, oferecendo soluções que atendam ao recente interesse dos consumidores brasileiros por maquiagens híbridas.

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