Atacante, que já defendeu Corinthians, Atlético-MG e Internacional 2024


Atacante, que já defendeu Corinthians, Atlético-MG e Internacional, joga pelo Amazonas desde janeiro de 2024




Este conteúdo foi originalmente publicado em Jô é preso antes de jogo da Série B por não pagar pensão alimentícia no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Atacante do Amazonas, Jô foi preso na noite desta segunda-feira (6) em Campinas, interior de São Paulo, momentos antes de partida contra a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli. O jogador, detido por falta de pagamento de pensão alimentícia, entraria em campo pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

estava confirmado entre os titulares na partida contra a Ponte Preta (acabou substituído por William Barbio), mas foi conduzido ao 10º Distrito Policial de Campinas. As informações sobre a prisão do atacante são do ge.globo e a CNN confirmou a ocorrência com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

O Amazonas, por meio do presidente Weslley Couto, comentou o caso: “O Amazonas está dando toda assistência necessária para o atleta. Estamos aguardando as informações do nosso Departamento Jurídico para poder esclarecer para vocês jornalistas e nossos torcedores“, afirmou, em nota à imprensa.

O atacante foi contratado pelo Amazonas em 5 de janeiro deste ano, visando justamente à disputa da Segunda Divisão. O jogador de 37 anos soma 15 jogos e quatro gols com a camisa do Amazonas.

O atacante iniciou a carreira profissional em 2003, pelo Corinthians. Depois, ele atuou por CSKA-RUS, Manchester City, Everton, Galatasaray, City novamente, Internacional, Atlético-MG, Shabab Dubai, Jiangsu Suning, Corinthians mais uma vez, Nagoya Grampus, Corinthians em uma terceira passagem, Ceará e Amazonas.

Jô também atuou pela Seleção Brasileira de 2007 a 2014, com 20 jogos, cinco gols e um título: a Copa das Confederações de 2013.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Jô é preso antes de jogo da Série B por não pagar pensão alimentícia no site CNN Brasil.

]]>
7701311
Doja Cat rouba a cena ao aparecer de toalha e “look molhado” no Met Gala 2024 https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/doja-cat-rouba-a-cena-ao-aparecer-de-toalha-e-look-molhado-no-met-gala-2024/ <![CDATA[nicolybastos]]> Tue, 07 May 2024 00:09:05 +0000 <![CDATA[Lifestyle]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Doja Cat]]> <![CDATA[Met Gala]]> <![CDATA[Moda]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7699895 <![CDATA[

Rapper posou para as câmeras usando apenas toalha no corpo e na cabeça no caminho para o evento

Este conteúdo foi originalmente publicado em Doja Cat rouba a cena ao aparecer de toalha e “look molhado” no Met Gala 2024 no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O tapete verde do Met Gala 2024 recebe nesta segunda-feira (6), os looks mais exuberantes das celebridades. Com o dress code sob o tema “O Jardim do Tempo”, o evento é repleto de estampas florais, brilho e transparência. Um dos destaques da noite ficou por conta de Doja Cat, rapper que apareceu vestida com nada mais do que uma toalha de banho no corpo e na cabeça e, logo depois, ostentou um “look molhado”.

Doja Cat resolveu ousar no evento este ano. Saindo do hotel onde as celebridades se hospedam para o evento, a artista posou para as câmeras presentes somente de toalha de banho. Ela ainda vestia um salto alto e algumas joias.

No entanto, ao chegar no tapete do Met Gala, a rapper ostentou um “look molhado”, diferente do anterior, mas ainda seguindo sua estética.

Há também destaque para a maquiagem de Doja Cat que foi elaborada com o objetivo de parecer que está “escorrendo” pelo rosto da estrela, como se ela tivesse, de fato, acabado de sair do banho.

Confira:

Doja Cat rouba a cena com “look molhado” no Met Gala 2024 / Dia Dipasupil/Getty Images// Jamie McCarthy/Getty Images

Neste ano, a cerimônia tem Zendaya, Jennifer Lopez, Bad Bunny e Cris Hemsworth no time de anfitriões.

Veja outros looks exuberantes das celebridades no Met Gala 2024:

Este conteúdo foi originalmente publicado em Doja Cat rouba a cena ao aparecer de toalha e “look molhado” no Met Gala 2024 no site CNN Brasil.

]]>
doja-cat-met-gala-2024 Doja Cat rouba a cena com "look molhado" no Met Gala 2024 7699895
Acordo aceito pelo Hamas inclui libertação de reféns e reconstrução de Gaza https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/acordo-aceito-pelo-hamas-inclui-libertacao-de-refens-e-reconstrucao-de-gaza/ <![CDATA[elizabethmatravolgyi]]> Tue, 07 May 2024 00:03:58 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[Catar]]> <![CDATA[Egito]]> <![CDATA[Faixa de Gaza]]> <![CDATA[Gaza]]> <![CDATA[Hamas]]> <![CDATA[Israel]]> <![CDATA[Rafah]]> <![CDATA[Reféns]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7700005 <![CDATA[

Um documento obtido pela CNN diz que a proposta prevê três fases a cada 42 dias

Este conteúdo foi originalmente publicado em Acordo aceito pelo Hamas inclui libertação de reféns e reconstrução de Gaza no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O acordo proposto pelo Catar e pelo Egito e aceito pelo Hamas começa com a libertação de 33 reféns israelenses durante 42 dias e termina com a reconstrução de Gaza em meio a “um período de calma sustentável”. As informações são de um documento obtido pela CNN por uma fonte na região familiarizada com as negociações.

A cópia do documento detalha que o acordo será dividido em três fases, a cada 42 dias. A proposta também inclui uma retirada total de tropas israelenses de Gaza na segunda fase.

Veja o resumo de cada fase:

Primeira fase

  • Esta fase prevê que o Hamas liberte 33 reféns – especificamente mulheres, crianças, idosos e pessoas doentes – em troca de uma retirada gradual das forças israelenses de partes de Gaza. O documento aponta que nos primeiros dias, haverá também interrupção dos voos de reconhecimento por 10 horas diárias, a livre circulação de civis em toda a Faixa de Gaza e a libertação de centenas de prisioneiros palestinos.
  • Nesta fase, serão soltos 30 mulheres e crianças palestinas a cada refém israelense libertado pelo Hamas. Além da soltura de 30 prisioneiros palestinos com mais de 50 anos a cada refém israelense com mais de 50 anos também.
  • Mulheres integrantes do exército israelenses que são feitas reféns devem ser libertadas como parte das 33 pessoas que serão soltas na primeira fase. Mas, para cada militar mulher, Israel deve libertar 50 prisioneiros palestinos, incluindo 30 que cumprem penas perpétuas.
  • A cada semana serão libertados três reféns. Na sexta e última semana, o restante das vítimas serão soltos para atingir o número 33 pessoas, que fora acordado. O documento também diz que o Hamas poderia incluir os corpos de reféns mortos para alcançar o número 33.
  • Um grande esforço será iniciado para a entrada da ajuda humanitária em Gaza, incluindo abrigos e casas improvisadas, e a reabilitação de infraestruturas-chave, incluindo hospitais e a usina elétrica, diz o documento.

Segunda fase

  • O documento não detalha todos os pontos da segunda fase do acordo, que deve incluir um “período sustentável de calma” em Gaza e a libertação dos reféns restantes, incluindo homens e soldados israelenses.

Terceira fase

  • Um plano de reconstrução de Gaza de três a cinco anos deve começar nesta fase, de acordo com o documento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Acordo aceito pelo Hamas inclui libertação de reféns e reconstrução de Gaza no site CNN Brasil.

]]>
7700005
Sistemas de tecnologia do governo do Rio Grande do Sul são afetados por enchentes https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sistemas-de-tecnologia-do-governo-do-rio-grande-do-sul-sao-afetados-por-enchentes/ <![CDATA[pedroosorio]]> Mon, 06 May 2024 23:52:58 +0000 <![CDATA[Nacional]]> <![CDATA[chuvas sul]]> <![CDATA[desastre]]> <![CDATA[Enchente]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7698173 <![CDATA[

Água avançou rapidamente no local, atingindo o quadro elétrico, fontes de alimentação e geradores

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sistemas de tecnologia do governo do Rio Grande do Sul são afetados por enchentes no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Por conta do alagamento provocado pelo desligamento das casas de bombas próximo à rotatória de Cuias, em Porto Alegre, o quadro elétrico e o datacenter do estado foram desligados nesta segunda-feira (6) pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS).

Segundo a Procergs, a água avançou rapidamente, atingindo o quadro elétrico, fontes de alimentação e geradores, tornando o desligamento inevitável. Esse processo levou um tempo até que todos os serviços ficassem indisponíveis.

Sites como os da Polícia Militar, do Governo do estado e da Polícia Civil foram afetados e ficaram fora do ar. Os sistemas continuam instáveis até o momento da publicação.

A Procergs afirmou que o objetivo foi preservar a infraestrutura instalada e permitir o retorno dos serviços sem perda de dados. Disse ainda que estão trabalhando para restabelecer as condições normais o mais rápido possível.

Desligamento da casa de bombas

A casa de bombas 16, localizada próxima à Rótula das Cuias, em Porto Alegre, teve sua energia elétrica desligada pela CEEE Equatorial por medidas de segurança, conforme comunicado emitido pela Prefeitura de Porto Alegre, nesta segunda (6).

A ação provocou um alagamento na região, que, segundo a Procergs, foi um fator fundamental para o desligamento do Datacenter.

Segundo o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a região estava completamente alagada. Melo recomendou aos moradores que buscassem áreas seguras e evitassem permanecer nos andares térreos das residências.

(*Sob supervisão de Felipe Andrade)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sistemas de tecnologia do governo do Rio Grande do Sul são afetados por enchentes no site CNN Brasil.

]]>
7698173
Chuvas no RS: Câmara aprova urgência de ato que reconhece calamidade no estado https://www.cnnbrasil.com.br/politica/chuvas-no-rs-camara-aprova-urgencia-de-ato-que-reconhece-calamidade-no-estado/ <![CDATA[douglasporto]]> Mon, 06 May 2024 23:52:27 +0000 <![CDATA[Política]]> <![CDATA[Câmara dos Deputados]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7700429 <![CDATA[

Mérito do texto ainda será analisado e depois, matéria vai para o Senado; estado tem sido atingido por fortes chuvas e enchentes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: Câmara aprova urgência de ato que reconhece calamidade no estado no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A Câmara aprovou, nesta segunda-feira (6), a urgência de um ato que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, que tem sido assolado por fortes chuvas e enchentes.

Na prática, a matéria permite que o repasse de verbas para o estado seja acelerado.

Os deputados ainda precisam analisar o mérito do texto. Essa etapa está em curso. Depois, a matéria segue para o Senado.

De acordo com o projeto, fica reconhecida a calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024.

O ato foi assinado por Lula nesta segunda, durante reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e ministros do governo.

Alternativa

A decisão de socorrer o Rio Grande do Sul por meio de um projeto de decreto legislativo foi tomada depois que integrantes do governo apresentaram resistências à aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). Por se tratar de alterações à Constituição, uma proposta desse tipo é mais difícil de ser aprovada.

A avaliação também foi de que o projeto evitaria que fossem incluídos gastos extras, como ocorreu com a PEC da Guerra, em 2020, quando o Congresso autorizou o uso de recursos públicos fora das regras de controle fiscal para combater a pandemia.

Segundo integrantes do governo, o projeto de decreto legislativo ainda evita que seja criada uma bomba fiscal.

O entendimento no Planalto é de que a legislação atual prevê a flexibilização das regras fiscais no caso de calamidade pública reconhecida pelo Congresso.

“Essa sistemática autoriza, entre outras regras, a dispensa de atingimento de metas fiscais ou a limitação de empenho, o afastamento de regras específicas da mencionada Lei Complementar e a dispensa de condicionantes para concessão de benefícios fiscais ou instituição de despesas obrigatórias”, disse o governo em mensagem enviada ao Congresso.

Próximos passos

O texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal para passar a valer.

Depois de concluída a votação da proposta no Congresso, o governo poderá publicar medidas com a abertura de crédito extraordinário para atender o estado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: Câmara aprova urgência de ato que reconhece calamidade no estado no site CNN Brasil.

]]>
7700429
Explosões são relatadas em Rafah após Israel dizer que continuará ação militar https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/explosoes-sao-relatadas-em-rafah-apos-israel-dizer-que-continuara-acao-militar/ <![CDATA[tiagotortella]]> Mon, 06 May 2024 23:50:12 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[EUA]]> <![CDATA[Faixa de Gaza]]> <![CDATA[Gaza]]> <![CDATA[Guerra de Israel]]> <![CDATA[Israel]]> <![CDATA[Passagem de Rafah]]> <![CDATA[Rafah]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7699310 <![CDATA[

Autoridades dos EUA acreditam, no entanto, que este não é o início da operação terrestre contra a cidade do sul da Faixa de Gaza

Este conteúdo foi originalmente publicado em Explosões são relatadas em Rafah após Israel dizer que continuará ação militar no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Vídeos e imagens obtidos pela CNN mostram múltiplas explosões na área de Rafah, cidade no sul da Faixa de Gaza, na noite desta segunda-feira (6).

Relatos nas redes sociais indicam que as explosões ocorreram a leste de Rafah, uma área onde as Forças de Defesa de Israel (FDI) ordenaram a retirada de civis mais cedo nesta segunda.

Autoridades dos Estados Unidos estão monitorando de perto as notícias das explosões e têm “preocupações reais” sobre a situação.

Ainda assim, não acreditam que este seja o início da grande operação militar de Israel no sul de Gaza, disseram as autoridades dos EUA à CNN.

Embora a situação seja preocupante, as fontes pontuaram que, por enquanto, acreditam que os supostos ataques têm um alcance limitado.

O governo de Joe Biden continua se opondo à ofensiva de Israel em Rafah, conforme destacou o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, a jornalistas no início da tarde desta segunda.

Operação em Rafah vai continuar, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira que o gabinete de guerra do país decidiu continuar com a operação militar na cidade de Rafah, onde mais de um milhão de palestinos estão refugiados.

“O gabinete de guerra decidiu por unanimidade que Israel continue a operação em Rafah para exercer pressão militar sobre o Hamas, a fim de avançar na libertação dos nossos reféns e nos outros objetivos da guerra”, pontuou o gabinete de Netanyahu em comunicado.

Hamas aceita proposta de cessar-fogo

O chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh, ligou para mediadores para informar que o grupo armado aceitou uma proposta para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns feita pelo Catar e pelo Egito.

Uma fonte afirmou à CNN que o acordo que o grupo armado aceitou é diferente daquele que Israel ajudou a construir com os mediadores de Catar e Egito.

Israel ainda não aceitou a medida, mas Netanyahu afirmou que enviará uma delegação para negociações.

“Paralelamente, embora a proposta do Hamas esteja longe das exigências necessárias de Israel, Israel enviará uma delegação de trabalho aos mediadores, a fim de chegar a um acordo em condições aceitáveis para Israel”, afirmou.

Uma fonte diplomática familiarizada com as discussões disse à CNN que, depois de uma reunião em Doha, capital do Catar, entre o diretor da CIA, a agência de inteligência dos EUA, William Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, os mediadores convenceram o Hamas a aceitar um acordo de três fases.

Os Estados Unidos ressaltaram que estão analisando a resposta do Hamas, enquanto o presidente da Turquia pediu que Israel aceite o acordo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Explosões são relatadas em Rafah após Israel dizer que continuará ação militar no site CNN Brasil.

]]>
7699310
Champions League, Europa League e Conference League chegam à reta final; veja cenários https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/champions-league-europa-league-e-conference-league-chegam-a-reta-final-veja-cenarios/ <![CDATA[anaschwambach]]> Mon, 06 May 2024 23:37:04 +0000 <![CDATA[Futebol Internacional]]> <![CDATA[-itatiaia-esportes-]]> <![CDATA[Champions League]]> <![CDATA[CNN Esportes]]> <![CDATA[Conference League]]> <![CDATA[Europa League]]> <![CDATA[Futebol internacional]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7699518 <![CDATA[

As três competições continentais da Europa estão na fase semifinal e vão definir os finalistas nesta semana

Este conteúdo foi originalmente publicado em Champions League, Europa League e Conference League chegam à reta final; veja cenários no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

As competições europeias são o principal destaque na programação de futebol internacional nesta semana. Ao longo dos próximos dias, serão conhecidos os finalistas da Champions League, Europa League e Conference League na temporada 2023/24.

Além disso, a reta final dos campeonatos nacionais também chama a atenção. Muitos campeões já estão definidos, mas ainda há grande disputa por vagas nas competições internacionais da próxima temporada, sem falar na briga contra o rebaixamento nas principais ligas.

Principais jogos da semana no futebol internacional

Horários de Brasília

Terça-feira (7)

Champions League – volta da semifinal

  • 16h – PSG x Borussia Dortmund

Quarta-feira (8)

Champions League – volta da semifinal

  • 16h – Real Madrid x Bayern de Munique

Conference League – volta da semifinal

  • 13h45 – Club Brugge x Fiorentina

Quinta-feira (9)

Conference League – volta da semifinal

  • 16h – Olympiacos x Aston Villa

Europa League – volta da semifinal

  • 16h – Atalanta x Olympique de Marselha
  • 16h – Bayer Leverkusen x Roma

Campeonato Saudita

  • 12h – Al-Fayha x Al-Fateh
  • 12h – Al-Riyadh x Al-Taawoun
  • 15h – Al-Okhdood x Al-Nassr

Sexta-feira (10)

Campeonato Espanhol

  • 16h – Alavés x Girona

Campeonato Alemão

  • 15h30 – Augsburg x Stuttgart

Campeonato Italiano

  • 15h45 – Frosinone x Inter de Milão

Campeonato Francês

  • 16h – Nice x Le Havre
  • 16h – Brest x Reims

Campeonato Português

  • 16h15 – Chaves x Famalicão

Campeonato Saudita

  • 12h – Abha x Damac
  • 15h – Al-Ittihad x Al-Ettifaq
  • 15h – Al-Khaleej x Al-Wehda

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Champions League, Europa League e Conference League chegam à reta final; veja cenários no site CNN Brasil.

]]>
7699518
Met Gala 2024: Tyla surpreende com vestido de areia https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/met-gala-2024-tyla-surpreende-com-vestido-de-areia/ <![CDATA[carolineferreira]]> Mon, 06 May 2024 23:34:30 +0000 <![CDATA[Lifestyle]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Met Gala]]> <![CDATA[Moda]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7699257 <![CDATA[

Nesta edição, baile tem "Belas Adormecidas: O Despertar da Moda" como tema central

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala 2024: Tyla surpreende com vestido de areia no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A cantora Tyla, 22, surpreendeu jornalistas e fotógrafos na noite desta segunda-feira (6), ao posar no tapete vermelho do Met Gala 2024 com um vestido feito de areia — completamente moldada ao seu corpo.

Seguindo o tema da edição, a artista, conhecida pelo hit “Water”, resolveu explorar outro elemento da natureza em um visual assinado por Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain.

Tyla no Met Gala 2024 / Jamie McCarthy/Getty Images

Vencedora do Grammy na categoria Melhor Performance de Música Africana em 2024, Tyla precisou da ajuda de sua equipe para subir as escadas do Museu Metropolitano de Nova York que recebe o baile.

Neste ano, a cerimônia tem Zendaya, Jennifer Lopez, Bad Bunny e Cris Hemsworth no time de anfitriões.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala 2024: Tyla surpreende com vestido de areia no site CNN Brasil.

]]>
The 2024 Met Gala Celebrating “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” – Arrivals Tyla no Met Gala 2024 7699257
Negociações de cessar-fogo serão retomadas na terça-feira no Egito, diz Catar https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/negociacoes-de-cessar-fogo-serao-retomadas-na-terca-feira-no-egito-diz-catar/ <![CDATA[elizabethmatravolgyi]]> Mon, 06 May 2024 23:29:54 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[Catar]]> <![CDATA[Egito]]> <![CDATA[Faixa de Gaza]]> <![CDATA[Gaza]]> <![CDATA[Guerra]]> <![CDATA[Hamas]]> <![CDATA[Israel]]> <![CDATA[Rafah]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7699011 <![CDATA[

Uma delegação do Catar irá para o Cairo nas próximas horas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Negociações de cessar-fogo serão retomadas na terça-feira no Egito, diz Catar no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

As negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas vão continuar na terça-feira (7) entre as delegações do Egito e Catar, no Cairo. O anúncio foi feiro pelo Ministério das Relações Exteriores do Catar, nesta segunda-feira (6).

O porta-voz Majed bin Mohammed Al-Ansari disse em um comunicado que as negociações continuam depois que o Hamas enviou uma resposta sobre uma possível proposta, que “pode ser descrita como positiva.”

Al-Ansari expressou a “esperança do Catar de que as negociações gerem um acordo para um cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza. A proposta também englobaria a libertação de prisioneiros palestinos e reféns e o fluxo sustentável de ajuda humanitária em todas as áreas do enclave.”

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou na segunda-feira (7) ao governo israelense e ao Hamas para aprovarem uma proposta de cessar-fogo.

O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, também expressou esperança para um acordo em uma postagem no X (antigo Twitter).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Negociações de cessar-fogo serão retomadas na terça-feira no Egito, diz Catar no site CNN Brasil.

]]>
7699011
Demi Lovato retorna ao Met Gala após polêmica com Nicki Minaj https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/demi-lovato-retorna-ao-met-gala-apos-polemica-com-nicki-minaj/ <![CDATA[nicolybastos]]> Mon, 06 May 2024 23:29:12 +0000 <![CDATA[Lifestyle]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Demi Lovato]]> <![CDATA[Met Gala]]> <![CDATA[Moda]]> <![CDATA[Nicki Minaj]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7698417 <![CDATA[

Cantora compareceu ao evento apenas em 2016, quando protagonizou uma foto polêmica com a rapper; entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Demi Lovato retorna ao Met Gala após polêmica com Nicki Minaj no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O tapete verde do Met Gala 2024 recebe nesta segunda-feira (6), os looks mais exuberantes das celebridades. Com o tema “O Jardim do Tempo”, o evento é repleto de estampas florais, brilho e transparência. Uma das presenças destaque este ano é a de Demi Lovato, que só compareceu uma vez e rendeu uma polêmica com a rapper Nicki Minaj.

O ano era 2016 e Demi Lovato comparecia ao evento beneficente pela primeira vez. Na época, viralizou uma imagem dela com Nicki Minaj no tapete vermelho do evento. No registro, a rapper parece ter uma expressão não tão amigável com a outra estrela.

Em uma entrevista para a revista Billboard,em 2018, Demi disse que depois da polêmica, provavelmente não compareceria mais ao evento. Ela também comentou sobre uma celebridade que a teria destratado na cerimônia, mas não citou nomes.

“Tive uma experiência horrível. Uma celebridade foi uma vadia e era terrível estar perto dela. Lembro de ficar tão desconfortável que quis beber”, disse.

Após oito anos, Demi Lovato volta agora ao evento. No tapete verde, ela desfilou um vestido prateado do designer Prabal Gurung. Seguindo o tema, a composição ainda contava com apliques de flores e uma grande cauda.

Confira:

Demi Lovato retorna ao Met Gala / Reprodução/ Instagram

Veja outros looks exuberantes das celebridades no Met Gala 2024:

Este conteúdo foi originalmente publicado em Demi Lovato retorna ao Met Gala após polêmica com Nicki Minaj no site CNN Brasil.

]]>
demi-lovato-met-gala Demi Lovato retorna ao Met Gala 7698417
Smartwatch Huawei Band 9 chega ao Brasil; veja preços https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/smartwatch-huawei-band-9-chega-ao-brasil-veja-precos/ <![CDATA[giovanachrist]]> Mon, 06 May 2024 23:28:48 +0000 <![CDATA[Tecnologia]]> <![CDATA[Huawei]]> <![CDATA[Smartwatch]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7695933 <![CDATA[

Concorrente do Galaxy Fit3 começará a ser vendido no país nesta quarta-feira (8)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Smartwatch Huawei Band 9 chega ao Brasil; veja preços no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A Huawei anunciou nesta segunda-feira (6) seu novo smartwatch, o Band 9, que começa a ser vendido no Brasil na quarta-feira (8). O dispositivo promete uma bateria com duração de até nove dias e tecnologia avançada de monitoramento de sono.

O relógio chega ao país por R$ 299 em uma promoção até o dia 26 de maio. Após esse período, passará a custar R$ 399. O lançamento vem logo após o anúncio do Galaxy Fit3, da Samsung, que chegou ao Brasil em fevereiro e também foca o sono e a medição da saúde do usuário.

De acordo com a empresa, o smartwatch suporta um carregamento rápido, em que cinco minutos na tomada podem oferecer até dois dias de uso e a carga completa seria feita em 45 minutos.

O dispositivo usa a quarta geração do algoritmo de monitoramento do sono da empresa, o HuaweiTruSleep™. Com ele, é possível medir os principais indicadores do período de descanso, como frequência cardíaca e oxigenação do sangue, gerando relatórios sobre cada estágio do repouso (leve, pesado e REM).

No que diz respeito a esportes, a empresa divulgou que o dispositivo reconhece 100 modos esportivos, incluindo corrida, ciclismo e natação. O sistema de Índice de Capacidade de Corrida (RAI) do relógio detecta o consumo máximo de oxigênio, a carga de treino, qual o tempo de recuperação ideal e a frequência cardíaca de recuperação.

Inicialmente, o Band 9 será vendido apenas nas cores rosa e preto. Os modelos em branco, azul e amarelo estão previstos para chegarem em breve.

Huawei Band 9

  • Dimensões: 43,45 × 24,86 × 8,99 mm
  • Peso: aproximadamente 14 g (sem a pulseira)
  • Tela: AMOLED de 1,47 polegadas
  • Impermeabilidade: 5 ATM
  • Preço inicial: R$ 299
  • Vendas: Amazon e Mercado Livre (a partir de 8 de maio)

Conheça seis relógios com GPS para quem quer começar a correr

Este conteúdo foi originalmente publicado em Smartwatch Huawei Band 9 chega ao Brasil; veja preços no site CNN Brasil.

]]>
7695933
Internacional solicita à CBF a suspenção de todos os jogos do clube por 20 dias https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/internacional-futebol/internacional-solicita-a-cbf-a-suspencao-de-todos-os-jogos-do-clube-por-20-dias/ <![CDATA[ludmilacandal]]> Mon, 06 May 2024 23:26:50 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[-itatiaia-esportes-]]> <![CDATA[CNN Esportes]]> <![CDATA[Enchentes]]> <![CDATA[Futebol brasileiro]]> <![CDATA[Internacional (time)]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7698422 <![CDATA[

Pedido por feito via Federação Gaúcha para a maior entidade de futebol do país

Este conteúdo foi originalmente publicado em Internacional solicita à CBF a suspenção de todos os jogos do clube por 20 dias no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O Internacional solicitou, na noite desta segunda-feira (6), a suspensão de todos os jogos do clube por 20 dias. O pedido, feito à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi realizado “diante do estado devastador de calamidade pública e da tragédia avassaladora que assolam” Porto Alegre e o Rio Grande do Sul.

“Diante do estado devastador de calamidade pública e da tragédia avassaladora que assolam nossa cidade e estado, o Sport Club Internacional fez um apelo via Presidente Luciano Hocsman, da Federação Gaúcha de Futebol, solicitando à Confederação Brasileira de Futebol a suspensão de todos os jogos do clube por 20 dias”, iniciou o clube, em nota.

“A prioridade absoluta nesse momento é o apoio para a garantia de vida das milhares de pessoas atingidas e a avaliação e restauração do mínimo de infraestrutura necessária para garantir a segurança de todos aqueles que participam de um evento esportivo. Pedimos compreensão, solidariedade, empatia e apoio imprescindíveis neste momento tão delicado e extraordinário”, completou.

Diversas cidades do Rio Grande do Sul lidam, desde o fim de abril, com alagamento de cidades, transbordamento de rios e destruição da malha rodoviária após tempestades. As fortes chuvas causaram, até esta segunda, 85 mortes, segundo o governo estadual.

O Governo do Rio Grande do Sul ainda contabiliza 339 feridos e 134 desaparecidos. Nesse domingo (5), o Governo Federal reconheceu calamidade pública em 336 municípios gaúchos.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Internacional solicita à CBF a suspenção de todos os jogos do clube por 20 dias no site CNN Brasil.

]]>
7698422
Bolsonaro chega a hospital em São Paulo após ser transferido de Manaus https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bolsonaro-chegada-hospital-sao-paulo-manaus/ <![CDATA[henriquesales]]> Mon, 06 May 2024 23:09:37 +0000 <![CDATA[Política]]> <![CDATA[Jair Bolsonaro]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7694445 <![CDATA[

Ex-presidente dará seguimento a tratamento de obstrução intestinal e quadro de infecção na pele

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaro chega a hospital em São Paulo após ser transferido de Manaus no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou, na noite desta segunda-feira (6), ao Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, após ser transferido de Manaus.

A chegada do ex-presidente ao Vila Nova Star ocorreu por volta das 20h (horário de Brasília), confirmou o hospital. Ao chegar à unidade, Bolsonaro desceu da ambulância em uma cadeira de rodas.

Bolsonaro será atendido pelo cirurgião Antonio Luiz de Macedo, médico que o acompanha desde que levou uma facada, em 2018, em meio à companha eleitoral.

O ex-presidente, inicialmente, seria transferido para Brasília. Porém, dado o desconforto abdominal que sentiu na madrugada desta segunda, optou-se pela ida a São Paulo.

No hospital, o ex-presidente dará seguimento aos tratamentos de obstrução intestinal e infecção na pele.

Entrada do Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, em 6 de maio de 2024
Bolsonaro foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, onde será atendido por médico que o acompanha desde o episódio da facada / CNN

Internação em Manaus

No final de semana, Bolsonaro foi internado em Manaus para tratar um quadro de erisipela, uma infecção na pele que atinge sua perna e seu braço.

Bolsonaro estava deste sexta-feira (3) no Amazonas, para onde foi na intenção de passar o dia e o final de semana em encontros com aliados políticos no estado.

De acordo com pessoas próximas a Bolsonaro ouvidas pela CNN, o ex-presidente apresentou quadro de desidratação antes mesmo de viajar para Manaus.

No sábado (4), durante um evento do PL Mulher do Amazonas, o ex-presidente discursou a apoiadores com o braço enfaixado.

“Quando cai a imunidade da gente por problemas variados, a erisipela é comum de acontecer”, disse o ex-mandatário.

* Sob supervisão de Nathan Lopes; com informações de Jussara Soares, da CNN, em Brasília

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaro chega a hospital em São Paulo após ser transferido de Manaus no site CNN Brasil.

]]>
Entrada do Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, em 6 de maio de 2024 Entrada do Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, em 6 de maio de 2024 7694445
Met Gala 2024: Jennifer Lopez aposta em vestido com 2 milhões de cristais https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/met-gala-2024-jennifer-lopez-aposta-em-vestido-com-2-milhoes-de-cristais/ <![CDATA[carolineferreira]]> Mon, 06 May 2024 23:06:44 +0000 <![CDATA[Lifestyle]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Jennifer Lopez]]> <![CDATA[Met Gala]]> <![CDATA[Moda]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7697907 <![CDATA[

Cantora é uma das anfitriãs da edição ao lado de Zendaya, Bad Bunny e Chris Hemsworth

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala 2024: Jennifer Lopez aposta em vestido com 2 milhões de cristais no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Vestindo um modelo Schiaparelli e joias Tiffany, Jennifer Lopez chegou ao tapete vermelho do Met Gala 2024, na noite desta segunda-feira (6), em Nova York.

O look alta costura da cantora, que integra o time de anfitriões ao lado de Zendaya, Bad Bunny e Chris Hemsworth, trazia o corpo todo cravejado de brilhantes que formavam uma espécie de asas.

Enquanto isso, os fios claros de cabelo foram amarrados em um coque frouxo, levemente desfeito.

Jennifer Lopez no Met Gala 2024
Jennifer Lopez no Met Gala 2024 / Aliah Anderson/Getty Images

De acordo com informação da revista People, a vestido levou mais de 800 horas, ou seja, cerca de 33 dias para ficar pronto. Ainda segundo a publicação, a peça também conta com 2,5 milhões de cristais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala 2024: Jennifer Lopez aposta em vestido com 2 milhões de cristais no site CNN Brasil.

]]>
The 2024 Met Gala Celebrating “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” – Arrivals Jennifer Lopez no Met Gala 2024 7697907
Brasil condena ataque israelense a Rafah https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/brasil-condena-ataque-israelense-a-rafah/ <![CDATA[Luciana Caczan]]> Mon, 06 May 2024 23:06:30 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[Brasil]]> <![CDATA[Hamas]]> <![CDATA[Israel]]> <![CDATA[Itamaraty]]> <![CDATA[Rafah]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7698272 <![CDATA[

Em comunicado, Itamaraty diz que Israel mostra, mais uma vez, descaso em observar os princípios básidocs dos direitos humanos e do direito humanitário

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil condena ataque israelense a Rafah no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Nesta segunda-feira (6), o Itamaraty divulgou um comunicado condenando o início da operação das Forças de Defesa de Israel (FDI) contra a cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, “ao optar, com essa ação militar, por deliberadamente intensificar o conflito em área sabidamente de alta concentração da população civil de Gaza neste momento, o governo israelense, mostra, novamente, descaso pela observância aos princípios básicos dos direitos humanos e do direito humanitário, a despeito dos apelos da comunidade internacional, inclusive de seus aliados mais próximos”.

O comunicado diz, ainda, que “o Brasil reitera às instâncias de governança global responsáveis pela preservação da paz e da segurança mundial, em particular ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, o pleito de que sejam superados a indiferença e o imobilismo que têm permitido o aprofundamento da catástrofe humanitária na Faixa de Gaza”.

No texto, o Itamaraty faz, também, ao apelar “às partes para a interrupção imediata da violência e ao engajamento em conversações que propiciem cessar-fogo e libertação dos reféns. o Brasil reafirma seu compromisso com a solução de dois Estados, com base nas fronteiras de 1967, única via capaz de oferecer paz duradoura para os povos de Israel e da Palestina, assim como para a região do Oriente Médio”.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil condena ataque israelense a Rafah no site CNN Brasil.

]]>
7698272
Met Gala: Bruna Marquezine estreia no tapete vermelho usando vestido branco https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/met-gala-bruna-marquezine-estreia-no-tapete-vermelho-usando-vestido-branco/ <![CDATA[giovanachrist]]> Mon, 06 May 2024 22:59:03 +0000 <![CDATA[Lifestyle]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Bruna Marquezine]]> <![CDATA[Met Gala]]> <![CDATA[Moda]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7697136 <![CDATA[

Atriz de "Besouro Azul" chega no no evento do Museu Metropolitano de Arte de Nova York com saia estilo princesa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala: Bruna Marquezine estreia no tapete vermelho usando vestido branco no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Bruna Marquezine fez sua primeira aparição no Met Gala 2024 usando um vestido branco com saia bufante e aplicações de flores na barra. A artista apostou em um coque clássico, maquiagem leve e poucos acessórios, deixando o colo livre.

A atriz entrará no tapete vermelho da escadaria do Museu Metropolitano de Arte de Nova York pela primeira vez com sapatos da marca Giuseppe Zanotti. Sua stylist, Dani Michelle, publicou uma foto nesta sexta-feira (3) mostrando o calçado que a brasileira está usando no evento.

Marquezine republicou um stories em seu Instagram na tarde desta segunda-feira com uma foto sua de criança usando vestido branco semelhante ao do Met Gala.

Bruna Marquezine fez sua primeira aparição no Met Gala 2024 usando um vestido branco com saia bufante
Bruna Marquezine fez sua primeira aparição no Met Gala 2024 usando um vestido branco com saia bufante / Instagram/Reprodução

No X, antigo Twitter, os brasileiros estão elogiando o look da atriz de “Besouro Azul”. “Eu sempre soube que o dia que ela pisasse no #MetGala ela serviria demais, MAS ELA SUPEROU TODAS EXPECTATIVAS!!!!!!!!!! Meu Deus Bruna Marquezine pq tão lindaaa????!!!!!” e também “o tchauzinho, o sorrisão, vários flash’s, ELA É UMA PRINCESA, bruna marquezine vc nasceu pra isso!!” foram algumas das reações dos usuários da rede social.

 

O evento é organizado por Anna Wintour, uma forte figura da moda global, e angaria fundos para o Metropolitan Museum of Art. Todo ano, o baile tem um tema diferente, que inspira vários dos looks das celebridades, e esse ano o tema é: “Belas Adormecidas: O Despertar da Moda”.

Bruna Marquezine aspira papel mais desafiador na carreira

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala: Bruna Marquezine estreia no tapete vermelho usando vestido branco no site CNN Brasil.

]]>
story-bruna-marquezine-met Bruna Marquezine fez sua primeira aparição no Met Gala 2024 usando um vestido branco com saia bufante 7697136
Flamengo promove ação para ajudar vítimas das chuvas na região Sul; saiba mais https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/flamengo/flamengo-promove-acao-para-ajudar-vitimas-das-chuvas-na-regiao-sul-saiba-mais/ <![CDATA[murillogrant]]> Mon, 06 May 2024 22:57:29 +0000 <![CDATA[Flamengo]]> <![CDATA[-itatiaia-esportes-]]> <![CDATA[CNN Esportes]]> <![CDATA[Futebol brasileiro]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7698423 <![CDATA[

Na partida contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro terá campanha estampada no uniforme dos jogadores

Este conteúdo foi originalmente publicado em Flamengo promove ação para ajudar vítimas das chuvas na região Sul; saiba mais no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A fim de arrecadar fundos para ajudar as vítimas das chuvas na região Sul do Brasil, o Flamengo promoverá uma ação na partida contra o Corinthians, no próximo sábado (11), pelo Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro estampará o pix para doação na frente dos uniformes dos jogadores. A bola rola às 16h no Maracanã.

A ação é em parceria com a Pixbet, que é a patrocinadora master do Flamengo e cederá o espaço na camisa. “A Região Sul precisa da sua ajuda, Nação”, publicou o clube nas redes sociais.

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas já deixaram milhares de desalojados, além de vítimas fatais e desaparecidos. As partidas de Grêmio, Internacional e Juventude foram adiadas pela CBF (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil) e pela Conmebol (Libertadores e Sul-Americana).

Temporal no RS

As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. Quase 1 milhão de pessoas estão sem água e 424 mil sem luz.

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em 336 cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde segunda-feira (29), já afetaram mais de 870 mil pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 83 mortos, 111 desaparecidos e 129.279 desalojados.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Flamengo promove ação para ajudar vítimas das chuvas na região Sul; saiba mais no site CNN Brasil.

]]>
7698423
China pede a empresas por empregos flexíveis destinados a mulheres que tiveram filhos https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/china-pede-a-empresas-por-empregos-flexiveis-destinados-a-mulheres-que-tiveram-filhos/ <![CDATA[marienramos]]> Mon, 06 May 2024 22:56:03 +0000 <![CDATA[Macroeconomia]]> <![CDATA[China]]> <![CDATA[Mães]]> <![CDATA[nascimento]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7698472 <![CDATA[

Autoridades tentam encorajaram os nascimentos entre a população

Este conteúdo foi originalmente publicado em China pede a empresas por empregos flexíveis destinados a mulheres que tiveram filhos no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Províncias chinesas estão pedindo que empresas ofereçam cargos de emprego flexíveis, chamados de “Cargos da Mamãe”, que facilitam o equilíbrio entre trabalho e cuidado com os filhos, disse a agência de notícias oficial Xinhua nesta segunda-feira (6).

As autoridades estão tentando encorajar mais mulheres a terem filhos, após a população da China cair pelo segundo ano consecutivo em 2023 e os nascimentos atingirem uma baixa recorde.

Muitas mães ficam fora do mercado de trabalho por mais de três anos até as crianças serem velhas o suficiente para entrar na creche. Além disso, elas precisam de horas flexíveis quando retornam, afirmou a reportagem.

Embora muitos empregadores explorem o modelo “Cargos da Mamãe”, opções de trabalho disponíveis são muitas vezes limitadas, com a maioria envolvendo contratos curtos ou temporários, o que dificulta a proteção dos direitos e interesses legítimos das mulheres, registrou a reportagem.

Muitas mulheres na China escolhem não ter filho por causa dos altos custos de criação e da falta de vontade de se casar ou colocar as carreiras em espera, em uma sociedade tradicional que ainda as vê como principal cuidadora e na qual a discriminação de gênero é abundante.

Este conteúdo foi originalmente publicado em China pede a empresas por empregos flexíveis destinados a mulheres que tiveram filhos no site CNN Brasil.

]]>
7698472
STF forma maioria para manter Monique Medeiros presa https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/stf-forma-maioria-para-manter-monique-medeiros-presa/ <![CDATA[Felipe Andrade]]> Mon, 06 May 2024 22:45:47 +0000 <![CDATA[Nacional]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7695639 <![CDATA[

O relator do caso, o ministro Gilmar Mendes, pediu celeridade no julgamento da ação penal na Justiça do Rio de Janeiro

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF forma maioria para manter Monique Medeiros presa no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar um recurso da defesa de Monique Medeiros, presa pela morte do menino Henry Borel, que tinha 4 anos à época do crime, em 8 de março de 2021.

O recurso apresentado pela defesa de Monique pedia a substituição da prisão preventiva para domiciliar.

No julgamento, o relator, ministro Gilmar Mendes, o mesmo que decidiu de forma monocrática pela prisão de Monique no ano passado, votou favorável e pediu celeridade no julgamento da ação penal no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), onde a ré irá passar por júri popular.

O voto foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin e Nunes Marques, que não fizeram novas colocações acerca do caso.

Monique Medeiros e o companheiro dela na data do crime, o ex-vereador e médico Jairo Souza Santos Junior, conhecido como Dr. Jairinho, estão presos preventivamente e aguardam o júri popular.

O julgamento do pedido ocorre em plenário virtual do Supremo. Ele começou no dia 26 de abril e está previsto para terminar nesta segunda-feira (6).

Em nota, o TJRJ informou que não comenta decisões de instâncias superiores e disse que o julgamento de Monique ainda não está marcado.

Histórico de prisões

Em novembro de 2022, a juíza Elizabeth Machado Louro, do 2º Tribunal do Júri, determinou que Monique e Jairinho irão a júri popular. Ambos seguem presos em unidades do Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Monique chegou a ser posta em liberdade em agosto de 2022, mas em julho de 2023 o STF determinou que ela retornasse ao cárcere.

Anteriormente, ela estava custodiada no Instituto Penal Santo Expedito, também em Bangu, onde estaria sendo ameaçada por outras detentas.

Devido às ameaças, a defesa pediu pela prisão domiciliar até o julgamento.

Relembre o caso

O menino Henry Borel, de 4 anos, morreu em março de 2021. O laudo de necropsia do Instituto Médico-Legal indicou que a criança sofreu 23 ferimentos pelo corpo e a causa da morte foi “hemorragia interna e laceração hepática”.

Ele apresentava lesões hemorrágicas na cabeça, lesões no nariz, hematomas no punho e abdômen, contusões no rim e nos pulmões, além de hemorragia interna e rompimento do fígado.

Monique é acusada de homicídio triplamente qualificado, tortura, fraude processual e coação no curso do processo. Ela foi denunciada também pelo crime de falsidade ideológica.

Segundo o MPRJ, ela prestou declaração falsa no hospital para onde levaram a criança, que chegou ao local já sem vida. “Ao buscar atendimento para seu filho, objetivou mascarar as agressões sofridas por este, evitando a responsabilização penal de seu companheiro”, registrou a denúncia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF forma maioria para manter Monique Medeiros presa no site CNN Brasil.

]]>
7695639
Governo espera que decreto de Lula para o RS seja aprovado rapidamente https://www.cnnbrasil.com.br/politica/governo-espera-que-decreto-de-lula-para-o-rs-seja-aprovado-rapidamente/ <![CDATA[afonsobenites]]> Mon, 06 May 2024 22:44:42 +0000 <![CDATA[Política]]> <![CDATA[-agencia-cnn-]]> <![CDATA[-transcricao-de-videos-]]> <![CDATA[Chuvas]]> <![CDATA[Desastres Naturais]]> <![CDATA[Governo Lula]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7695109 <![CDATA[

Padilha lembrou que Planalto retirou a urgência constitucional de um projeto de lei que trancava a pauta da Câmara a partir desta segunda, permitindo que o decreto seja votado primeiro

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo espera que decreto de Lula para o RS seja aprovado rapidamente no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, nesta segunda-feira (27), que a expectativa do governo é que o Congresso aprove o mais rápido possível o decreto legislativo que reconhece a situação de calamidade no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas.

Padilha disse que já houve conversas com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para acelerar a votação. Na Câmara, a votação acontece nesta segunda mesmo.

O ministro acrescentou que o governo retirou a urgência constitucional de um projeto de lei que trancava a pauta da Câmara a partir desta segunda, permitindo que o decreto seja votado primeiro.

Segundo Padilha, a expectativa é que o Congresso vote também na quinta (30) uma mudança na LDO que vai permitir o repasse imediato de R$ 480 milhões em emendas parlamentares.

Liberação de recursos

O ministro explicou que a aprovação do decreto permitirá a liberação mais rápida de recursos federais ao estado. Segundo ele, o governo já identificou R$ 1,06 bilhão em emendas parlamentares destinadas ao Rio Grande do Sul que poderão ser empenhadas e pagas imediatamente após a mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Tem uma expectativa de uma reunião também amanhã para pensar a semana toda, inclusive essas medidas. Então, vocês perguntaram, eu sinto dos dois presidentes, da conversa que a gente tem feito também com os líderes da Câmara e do Senado, é uma sensibilidade da urgência por parte do Congresso Nacional”, afirmou.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo espera que decreto de Lula para o RS seja aprovado rapidamente no site CNN Brasil.

]]>
7695109
Governo Milei anuncia envio de ajuda para o Rio Grande do Sul https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/governo-milei-anuncia-envio-de-ajuda-para-o-rio-grande-do-sul/ <![CDATA[Luciana Caczan]]> Mon, 06 May 2024 22:44:05 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[Ajuda humanitária]]> <![CDATA[Argentina]]> <![CDATA[Casa Rosada]]> <![CDATA[Javier Milei]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7697377 <![CDATA[

Em comunicado, Casa Rosada ofereceu total colaboração ao governo brasileiro

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo Milei anuncia envio de ajuda para o Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O governo de Javier Milei anunciou que ofereceu ajuda ao Brasil em decorrência das enchentes históricas que atingem o Rio Grande do Sul, que já deixaram mais de 80 mortos.

De acordo com comunicado oficial da Casa Rosada, o governo argentino, por meio do Ministério da Defesa, o Ministério de Segurança e a Comissão de Capacetes Brancos do Ministério das Relações Exteriores, que são encarregados de planejar e executar ajuda humanitária, ofereceu ao governo brasileiro sua total colaboração, colocando à disposição:

  • Brigada composta por 20 efetivos e cães da Polícia Federal Argentina
  • Especialistas em logística da Comissão Capacetes Brancos
  • 1 avião para transporte de pessoas e/ou carga
  • 3 helicópteros para transporte e retiradas
  • Equipamento móvel de saúde com pessoal médico
  • Mergulhadores táticos da Marinha Argentina
  • Unidades de engenharia com embarcações
  • 2 plantas de purificação de água
  • Caixas de tabletes purificadores de água

A Casa Rosada reiterou, ainda, a solidariedade com o governo e o povo brasileiro diante das trágicas consequências das inundações que afetam o estado do Rio Grande do Sul.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo Milei anuncia envio de ajuda para o Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.

]]>
7697377
Operadoras de telefonia liberam sinal e oferecem internet no RS para facilitar comunicação https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/operadoras-de-telefonia-liberam-sinal-e-oferecem-internet-no-rs-para-facilitar-comunicacao/ <![CDATA[marienramos]]> Mon, 06 May 2024 22:42:12 +0000 <![CDATA[Macroeconomia]]> <![CDATA[Chuvas]]> <![CDATA[Claro]]> <![CDATA[Operadoras]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> <![CDATA[Vivo]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696026 <![CDATA[

Clientes podem se conectar a redes concorrentes através do roaming de forma gratuita

Este conteúdo foi originalmente publicado em Operadoras de telefonia liberam sinal e oferecem internet no RS para facilitar comunicação no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

As operadoras de telefonia celular abriram suas redes para roaming — serviço que permite a utilização de rede mesmo fora da cobertura da companhia — e vão oferecer internet gratuitamente para clientes pré e pós-pagos através da conexão entre antenas, mesmo entre concorrentes, no Rio Grande do Sul.

A liberação do sinal visa facilitar a comunicação aos atingidos pelas chuvas que impactam a região. Para utilizar essa ferramenta, a pessoa deve ativar a função de roaming e seleção automática de rede no celular, se conectando automaticamente a qualquer rede disponível na região, independente da empresa do chip.

A Conexis Brasil Digital, entidade que responde setorialmente pelas operadoras, firmou compromisso para minimizar os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul e explicou que onde há apenas uma das redes disponíveis, automaticamente os clientes de qualquer operadora podem acessar gratuitamente.

Outras medidas individuais também foram adotadas pelas companhias. A Vivo e a Tim disponibilizaram 10GB de bônus de internet cada para seus clientes da região.

Já a Claro ofereceu 5GB para os clientes de serviço móvel pré-pago de forma automática no plano de rede, nas cidades impactadas. Além disso, seus clientes do pós-pagos estão isentos de multas e juros em caso de atraso do pagamento neste período de calamidade.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Operadoras de telefonia liberam sinal e oferecem internet no RS para facilitar comunicação no site CNN Brasil.

]]>
7696026
Enchentes no Rio Grande do Sul: Porto Alegre decreta racionamento de água https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/enchentes-no-rio-grande-do-sul-porto-alegre-decreta-racionamento-de-agua/ <![CDATA[guilhermegama]]> Mon, 06 May 2024 22:37:08 +0000 <![CDATA[Nacional]]> <![CDATA[-agencia-cnn-]]> <![CDATA[chuva sul]]> <![CDATA[Enchentes]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7697150 <![CDATA[

Decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira (6)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Enchentes no Rio Grande do Sul: Porto Alegre decreta racionamento de água no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A Prefeitura de Porto Alegre determinou o racionamento de água e restringiu o uso do recurso no município enquanto a enchente que atinge a região impedir a regularização do serviço. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira (6).

Segundo o decreto, a água distribuída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) deve ser utilizada apenas para abastecimento e consumo essencial.

O documento ressalta que atividades como “lavagens automotivas, lavagem de calçadas e fachadas, rega de jardins e gramados, salões de beleza, clínicas estéticas, academias, banho e tosa de animais”, devem ser evitadas.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, comentou sobre a situação: “Estamos vivendo um desastre natural sem precedentes em Porto Alegre e no Rio Grande, e todos precisam contribuir. O desabastecimento é real e levará tempo até ser retomado com regularidade. Estamos buscando alternativas em diferentes frentes, mas a consciência de cada cidadão é decisiva para não piorar o cenário”, disse.

A CNN procurou o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) para mais informações sobre o racionamento, mas não obteve retorno até a publicação desta nota.

Chuvas no Rio Grande do Sul

O número de mortos em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana passada subiu para 85. Ainda, quatro óbitos estão em investigação.

Ao todo, 134 pessoas estão desaparecidas e 339 estão feridas, de acordo com um balanço divulgado pelo governo do estado na noite desta segunda-feira (6).

Já são 153.824 pessoas desalojadas e 47.676 em abrigos, além de 385 municípios afetados.

(*Sob supervisão de Felipe Andrade)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Enchentes no Rio Grande do Sul: Porto Alegre decreta racionamento de água no site CNN Brasil.

]]>
7697150
Enchentes no Rio Grande do Sul: prefeitura desliga casa de bombas e pede evacuação de bairros https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/enchente-no-rio-grande-do-sul-prefeitura-desliga-casa-de-bombas-e-pede-evacuacao-de-bairros/ <![CDATA[pedroosorio]]> Mon, 06 May 2024 22:35:43 +0000 <![CDATA[Nacional]]> <![CDATA[-agencia-cnn-]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696923 <![CDATA[

Apenas 4 das 23 casas de bombas estão em funcionamento na capital devido às enchentes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Enchentes no Rio Grande do Sul: prefeitura desliga casa de bombas e pede evacuação de bairros no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A casa de bombas 16, localizada próxima à Rótula das Cuias, em Porto Alegre, teve sua energia elétrica desligada pela CEEE Equatorial por medidas de segurança, conforme comunicado emitido pela Prefeitura de Porto Alegre, nesta segunda (6).

O desligamento ocorreu devido a pior enchente enfrentada pela capital gaúcha em sua história.

Segundo informações divulgadas pelo Prefeito Sebastião Melo em um vídeo nas redes sociais, a região estava completamente alagada. Melo recomendou aos moradores que buscassem áreas seguras e evitassem permanecer nos andares térreos das residências.

“Quero recomendar aos moradores que saiam dessas regiões que puderem, não fiquem no andar térreo. Estou voltando para o Centro Integrado de Comando, onde lá está o governo para tomar todas as providências possíveis para diminuir esse alagamento aqui na região.” disse o prefeito.

Maurício Loss, diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre, destacou em coletiva que apenas 4 das 23 casas de bombas estão em funcionamento devido às condições adversas. Ele também ressaltou que o retorno do nível do Guaíba a 4 metros pode levar de 7 a 10 dias.

A água continuou avançando pela região da Cidade Baixa e do Menino Deus, conforme alerta da Prefeitura de Porto Alegre. A prefeitura também orientou os moradores a buscarem abrigos temporários ou áreas seguras até que a situação se normalize.

(*Sob supervisão de Felipe Andrade)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Enchentes no Rio Grande do Sul: prefeitura desliga casa de bombas e pede evacuação de bairros no site CNN Brasil.

]]>
7696923
Show de Madonna no Rio vai ganhar reprise; veja quando e onde assistir https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/show-de-madonna-no-rio-vai-ganhar-reprise-veja-quando-e-onde-assistir/ <![CDATA[carolineferreira]]> Mon, 06 May 2024 22:35:14 +0000 <![CDATA[Entretenimento]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Madonna]]> <![CDATA[Música]]> <![CDATA[Show]]> <![CDATA[Turnê]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696461 <![CDATA[

No último sábado (4), a rainha do pop reuniu 1,6 milhão de pessoas em Copacabana

Este conteúdo foi originalmente publicado em Show de Madonna no Rio vai ganhar reprise; veja quando e onde assistir no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Para a alegria dos fãs, o show histórico de Madonna no Rio de Janeiro será reprisado. A exibição acontecerá no próximo sábado (11), às 22h30, no Multishow.

A confirmação aconteceu no último domingo (5) no X, antigo Twitter, via conta oficial do Globoplay.

Na noite de sábado (4), Madonna reuniu um público de 1,6 milhão de pessoas na praia de Copacabana, zona sul carioca, para o encerramento da turnê “The Celebration” — que celebra seus 40 anos de carreira.

Com mais de duas horas de espetáculo, a artista entregou um setlist cheio de hits clássicos que marcaram sua trajetória. Além disso, Anitta e Pabllo Vittar dividiram o palco com a diva, que agradeceu ao público brasileiro nas redes sociais.

“Isso realmente aconteceu. Obrigada, Rio. Obrigada, Pabllo Vittar e Anitta. Palavras não conseguem expressar minha gratidão. Obrigado a todo mundo envolvido”, escreveu a cantora.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Show de Madonna no Rio vai ganhar reprise; veja quando e onde assistir no site CNN Brasil.

]]>
7696461
Carrefour Brasil congela preços no Rio Grande do Sul https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/carrefour-brasil-congela-precos-no-rio-grande-do-sul/ <![CDATA[gabrielbosa]]> Mon, 06 May 2024 22:34:35 +0000 <![CDATA[Negócios]]> <![CDATA[Carrefour Brasil]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7697520 <![CDATA[

Medida é válida até 31 de maio para todas as lojas físicas do grupo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Carrefour Brasil congela preços no Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O Grupo Carrefour Brasil informou que todas as suas lojas no Rio Grande do Sul terão congelamento de preços de todos os seus produtos. A medida vale a partir desta terça-feira (7), para todas as bandeiras da companhia no estado: Carrefour, Atacadão, Sam’s Club e Nacional.

O congelamento terá data-base de 1º de maio e ficarão os mesmos até 31 de maio.

Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil, destaca que a decisão envolveu fornecedores, estoques e a precificação dos itens.

“Neste momento tão difícil do estado, e do Brasil, o Grupo avalia que é fundamental a população ter acesso a produtos sem qualquer reajuste. É uma segurança à população de que os preços serão os mesmos até o fim de maio, não é preciso ter receio de reajustes”, pontua.

Na semana passada, em parceria com a organização não-governamental Ação da Cidadania, 20 lojas do Grupo Carrefour Brasil no estado foram disponibilizadas para receber arrecadações (alimentos não-perecíveis, kits de higiene pessoal e materiais de limpeza) voltadas às pessoas afetadas pelas chuvas.

Devido ao aumento do nível de enchentes, até o momento, cinco unidades tiveram de ser fechadas temporariamente.

“O compromisso do Grupo em apoiar o Rio Grande do Sul segue forte. O Brasil acompanha com tristeza e apreensão o que acontece com os brasileiros que vivem no estado. Como maior varejista alimentar do país, esperamos que a medida sirva de exemplo para todo o setor”, complementa Maquaire.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Carrefour Brasil congela preços no Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.

]]>
7697520
Veja ao vivo o primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner da Boeing https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/veja-ao-vivo-o-primeiro-voo-tripulado-da-espaconave-starliner-da-boeing/ <![CDATA[giovanachrist]]> Mon, 06 May 2024 22:30:39 +0000 <![CDATA[Tecnologia]]> <![CDATA[Boeing]]> <![CDATA[Exploração espacial]]> <![CDATA[Nasa]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7685556 <![CDATA[

Aeronave que precisou de mais de uma década para ser construída levará dois astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja ao vivo o primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner da Boeing no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A partir das 19h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (6) a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) faz a transmissão ao vivo do lançamento da espaçonave Starliner, da Boeing, transportando dois astronautas para a órbita da Terra. A decolagem está marcada para acontecer às 23h34 (horário de Brasília).

Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore sairão da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, e têm como destino a Estação Espacial Internacional (ISS), onde vão ficar por uma semana.

 

A Starliner levou mais de uma década para ser construída devido a atrasos no desenvolvimento, problemas nos testes de voo e outros contratempos custosos, sendo ultrapassada pelas aeronaves da SpaceX.

Durante o voo, Wilmore e Williams realizarão uma série de testes, incluindo assumir brevemente o controle da espaçonave autônoma e avaliar como o veículo opera para os astronautas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja ao vivo o primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner da Boeing no site CNN Brasil.

]]> Veja ao vivo o primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner da Boeing | CNN Brasil Veja ao vivo o primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner da Boeing Boeing,Exploração espacial,Nasa 7685556 Chuvas no RS: Câmara vota hoje decreto de calamidade pública https://www.cnnbrasil.com.br/politica/chuvas-no-rs-camara-vota-hoje-decreto-de-calamidade-publica/ <![CDATA[nathanlopes]]> Mon, 06 May 2024 22:30:33 +0000 <![CDATA[Política]]> <![CDATA[-agencia-cnn-]]> <![CDATA[Câmara]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7697585 <![CDATA[

Projeto do governo tem objetivo de acelerar liberação de recursos para o estado

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: Câmara vota hoje decreto de calamidade pública no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que o projeto de decreto legislativo (PDL) de calamidade pública para ajudar o estado do Rio Grande do Sul deve ser votado no plenário da Câmara nesta segunda-feira (6).

“Decidimos que hoje vamos votar o decreto presidencial que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul”, afirmou Guimarães após uma reunião com líderes da Câmara.

O projeto — que foi assinado e enviado via mensagem para o Congresso, onde vai ser apresentado pela base do governo — objetiva acelerar a liberação de recursos para o Rio Grande do Sul em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado.

O líder do governo informou que deve ser aberta a sessão e o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), vai designar o relator. Segundo Guimarães, existe um consenso para a aprovação da matéria.

“Não votaremos outra matéria hoje a não ser o decreto presidencial que acaba de chegar na Câmara. Direto no plenário, o presidente designa um relator e na hora tocamos a votação ainda hoje e ponto final”, complementou o deputado.

De acordo com o decreto, fica reconhecida a calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024.

A União fica autorizada a não computar exclusivamente as despesas autorizadas por meio de crédito extraordinário e as renúncias fiscais necessárias para o enfrentamento da situação no estado e as suas consequências sociais e econômicas.

“Decreto para facilitar é o primeiro passo para as coisas começarem a andar. Porque eu disse no Rio Grande do Sul e vou repetir agora: esse é o pensamento do Lira, é o pensamento do Pacheco, é o pensamento do governo, é o pensamento dos ministros”, afirmou Lula mais cedo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: Câmara vota hoje decreto de calamidade pública no site CNN Brasil.

]]>
7697585
Casa Branca diz que não apoia a decisão de Israel de fechar a Al Jazeera https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/casa-branca-diz-que-nao-apoia-a-decisao-de-israel-de-fechar-a-al-jazeera/ <![CDATA[Luciana Caczan]]> Mon, 06 May 2024 22:17:34 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[Al Jazeera]]> <![CDATA[Casa Branca]]> <![CDATA[Estados Unidos]]> <![CDATA[Israel]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696309 <![CDATA[

Departamento de Estado dos EUA disse que o país apoia a imprensa livre.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Casa Branca diz que não apoia a decisão de Israel de fechar a Al Jazeera no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A Casa Branca disse, na segunda-feira (6), que não apoia a decisão de Israel de fechar a Al Jazeera, veículo de notícias 24 horas financiada pelo governo do Catar, no país. O Departamento de Estado americano classificou a medida como preocupante.

“O trabalho do jornalismo independente ao redor do mundo é absolutamente vital. É importante para cidadania e público informados, mas também é importante para contribuir no processo de formulação de políticas. Então não apoiamos isso”, disse o porta-voz da Segurança Nacional, John Kirby, na segunda-feira.

O Departamento de Estado disse que os Estados Unidos apoiam uma imprensa livre.

“Apoiamos o trabalho que jornalistas e meios de comunicação fazem. Não é segredo que tivemos nossas diferenças com a Al Jazeera ao longo dos anos, incluindo algumas das maneiras como eles cobrem esse conflito, mas apoiamos a mídia livre conduzindo suas operações em todo o mundo”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em uma coletiva de imprensa.

A decisão também foi condenada pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas e pelo Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Casa Branca diz que não apoia a decisão de Israel de fechar a Al Jazeera no site CNN Brasil.

]]>
7696309
Vendas no comércio caem 16% no Rio Grande do Sul após fortes chuvas, mostra Cielo https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/vendas-no-comercio-caem-16-no-rio-grande-do-sul-apos-fortes-chuvas-mostra-cielo/ <![CDATA[gabrielbosa]]> Mon, 06 May 2024 22:16:45 +0000 <![CDATA[Macroeconomia]]> <![CDATA[Cielo]]> <![CDATA[Índice Cielo de Varejo]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> <![CDATA[Varejo]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696337 <![CDATA[

Setores de vestuário e restaurantes foram os mais afetados; postos de combustível e supermercados registram avanço com temor de desabastecimento

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vendas no comércio caem 16% no Rio Grande do Sul após fortes chuvas, mostra Cielo no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul causaram a queda de 15,7% nas vendas do comércio, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), publicados nesta segunda-feira (6).

O estudo considera os impactos registrados entre terça-feira (30) e domingo (5), em comparação com período similar no ano passado.

O setor de vestuário foi o mais prejudicado, com perda de 49,5% no faturamento. Na sequência, o segmento de bares e restaurantes registrou recuo de 37,8% no período.

O levantamento ainda destaca os prejuízos nos setores de móveis, eletros e departamento (-37%), materiais para construção (-36,2%) e drogarias e farmácias (-24,9%).

Na direção oposta, o ICVA mostrou que dois setores apresentaram avanço em meio ao quadro de urgência meteorológica: postos de combustíveis (33,9%) e
supermercados e hipermercados (14,6%).

Estanislau Bassols, presidente da Cielo, destaca que o crescimento dos dois setores é reflexo do temor da população pelo desabastecimento de itens de primeira necessidade e combustíveis.

Porto Alegre

A capital Porto Alegre registrou queda maior em comparação ao restante do estado, com recuo de 17,4% no desempenho do varejo.

Assim como visto entre os outros municípios, vestuário liderou com a maior retração (-53,8%), seguido por bares e restaurantes (-47,4%), móveis, eletros e departamento (-39,4%), materiais para construção (-35,8%) e drogarias e farmácias (-24,2%).

O salto no faturamento dos segmentos de combustíveis e supermercados foi consideravelmente maior em Porto Alegre em relação ao restante do estado, com alta de 48,4% e 28%, respectivamente.

“Os números de Porto Alegre são ainda mais emblemáticos, pois a capital foi totalmente afetada pela catástrofe. O cálculo do estado como um todo, ainda que também seja alarmante, envolve cerca de 130 cidades que não foram afetadas diretamente pelas enchentes”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

*Publicado por Gabriel Bosa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vendas no comércio caem 16% no Rio Grande do Sul após fortes chuvas, mostra Cielo no site CNN Brasil.

]]>
7696337
Gamer Baiano arrecada mais de R$150 mil em doações para o Rio Grande do Sul https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/esports/gamer-baiano-arrecada-mais-de-r150-mil-em-doacoes-para-o-rio-grande-do-sul/ <![CDATA[pedro.sposito3078]]> Mon, 06 May 2024 22:14:46 +0000 <![CDATA[e-Sports]]> <![CDATA[-itatiaia-esportes-]]> <![CDATA[CNN Esportes]]> <![CDATA[E-sports]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7694418 <![CDATA[

Transmissão ao vivo beneficente contou com a participação de jogadores profissionais de League of Legends, organizações de eSports e influenciadores

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gamer Baiano arrecada mais de R$150 mil em doações para o Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O projeto do streamer Baiano ‘Ilha das Lendas’ arrecadou, nesse domingo (05), mais de R$150 mil em doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A ação foi feita em transmissão ao vivo, com uma partida de exibição do jogo League of Legends, incluindo jogadores profissionais do cenário brasileiro.

A live teve início às 13h no canal oficial de Gustavo ‘Baiano’ Gomes na plataforma Twitch, feita exclusivamente para transmissões ao vivo, e também no YouTube. A iniciativa contou com a ajuda de todos os streamers e integrantes do projeto ‘Ilha das Lendas’, criado com intuito de transmitir e comentar jogos de League of Legends, além da criação de conteúdo para a comunidade.

Ao todo, foram mais de R$150 mil arrecadados com destino aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Durante a ação, organizações do cenário brasileiro de eSports, outros streamers, influenciadores e jogadores realizaram suas doações.

Além disso, espectadores também puderam doar qualquer quantia, a partir do QR Code disponível na tela ao decorrer das mais de 5 horas de live.

Formato do confronto

Foram duas equipes montadas com 5 integrantes em cada lado. Cada um dos jogadores representava uma organização participante do CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends). Os times foram nomeados como ‘Carnívoros’, do capitão ‘TitaN’ e ‘Vegetarianos’, do capitão ‘MicãO’.

Carnívoros:

  • Pedro ‘Curty’ Curty (LOUD)
  • Yan ‘Yampi’ Petermann (INTZ)
  • Daniel ‘Grevthar’ Xavier (RED Canids)
  • Alexandre ‘TitaN’ Lima (PaiN Gaming)
  • Vinicius ‘Zay’ Viana (Furia)

Vegetarianos:

  • William ‘Tyrin’ Portugal (Vivo Keyd Stars)
  • Luis ‘Sting’ Martins (FLUXO)
  • Bruno ‘Envy’ Farias (LOS)
  • Micael ‘MicãO’ Rodrigues (Liberty)
  • Marcos ‘Krastyel’ Ferraz (KabuM)

Os Carnívoros saíram vencedores do confronto, disputado em uma melhor de 3 partidas, com o placar de 2 a 1.

Após a ‘showmatch’, a live continuou com a transmissão do treino da equipe IDL Academy, que representará o projeto ‘Ilha das Lendas’ na categoria Academy do CBLOL, como é conhecido o campeonato de base da competição. As doações seguiram até o fim do treinamento.

Ilha das Lendas O projeto Ilha das Lendas, de Gustavo ‘Baiano’ Gomes, começou em 2023 com intuito de transmitir jogos de League of Legends e criar conteúdo direcionado à comunidade brasileira. A iniciativa conta com a participação de outros streamers e ex-jogadores profissionais do cenário de LoL do Brasil.

Integrantes do ‘IDL’:

  • Gustavo ‘Baiano’ Gomes
  • Matheus ‘Mylon’ Borges
  • André Eidi ‘esA’ Yanagimachi
  • Bruno ‘Brucer’ Souza
  • Gustavo ‘Minerva’ Queiroz
  • Bárbara ‘Jime’ Prado
  • Filipe ‘Ranger’ Brombilla
  • Igor ‘DudsTheBoy’ Homem
  • Gabriel ‘Revolta’ Henud

Todos os integrantes também possuem seus próprios canais na Twitch e realizam suas lives jogando não apenas LoL, mas também outros jogos.

O que é League of Legends?

League of Legends, ou apenas ‘LoL’, é um jogo online de estratégia e ação da categoria ‘MOBA’ (Multiplayer Online Battle Arena), criado pela empresa norte-americana Riot Games. Nele, duas equipes de cinco pessoas batalham para destruir a base inimiga, e consequentemente vencer a partida.

Atualmente, o LoL está entre os jogos online mais jogados do mundo, com cerca de 27 milhões de jogadores ativos. No Brasil, o CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) é o maior torneio existente e acontece duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestres.

Além disso, são dois mundiais reunindo os campeões e principais equipes de cada região. O MSI (Mid-Season Invitational), que acontece no meio do ano em formato reduzido; e o Worlds, competção mais importante do cenário internacional, que acontece ao final do ano.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gamer Baiano arrecada mais de R$150 mil em doações para o Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.

]]>
7694418
Met Gala 2024: Zendaya ostenta look floral no tapete vermelho https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/met-gala-2024-zendaya-ostenta-look-floral-no-tapete-vermelho/ <![CDATA[carolineferreira]]> Mon, 06 May 2024 22:13:53 +0000 <![CDATA[Lifestyle]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Met Gala]]> <![CDATA[Moda]]> <![CDATA[Zendaya]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696704 <![CDATA[

Baile acontece na noite desta segunda-feira (6), em Nova York

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala 2024: Zendaya ostenta look floral no tapete vermelho no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Zendaya chegou ao tapete vermelho do Met Gala 2024 na noite desta segunda-feira (6), em Nova York, ostentando um look repleto de flores, plantas e borboletas da grife Maison Margiela com styling de Law Roach.

Seguindo o dress code “Jardim do Tempo”, a atriz apostou em joias Bulgari, criando uma atmosfera botânica.

Zendaya no Met Gala 2024
Zendaya no Met Gala 2024 / John Shearer/WireImage

Anfitriã do Met Gala 2024

A atriz, que estrela “Duna” e “Rivais”, é uma das anfitriãs da cerimônia ao lado de Jennifer Lopez, Bad Bunny e Chris Hemsworth.

Nesta edição, a cerimônia, que tem o objetivo de arrecadar fundos para o Museu Metropolitano de Arte, tem “Belas Adormecidas: Despertando a Moda” como tema central.

Confira mais looks no tapete vermelho

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala 2024: Zendaya ostenta look floral no tapete vermelho no site CNN Brasil.

]]>
The 2024 Met Gala Celebrating “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” – Arrivals Zendaya no Met Gala 2024 7696704
Violão de Marília Mendonça será rifado para ajudar vítimas das chuvas no RS https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/violao-de-marilia-mendonca-sera-rifado-para-ajudar-vitimas-das-chuvas-no-rs/ <![CDATA[giovanachrist]]> Mon, 06 May 2024 22:12:14 +0000 <![CDATA[Entretenimento]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Marília Mendonça]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> <![CDATA[Sertanejo]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696140 <![CDATA[

Família da cantora irá comprar água para enviar às famílias em situação crítica

Este conteúdo foi originalmente publicado em Violão de Marília Mendonça será rifado para ajudar vítimas das chuvas no RS no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

João Gustavo, irmão de Marília Mendonça, anunciou nesta segunda-feira (6) que a família fará uma rifa em que o prêmio é um violão da cantora. O valor arrecadado será usado para comprar água para as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Os parentes da rainha do feminejo receberam diversas críticas após o anúncio, sob a alegação de que o objeto deveria ficar como recordação da família. “Quem é contra isso precisa repensar os próprios valores, um bem material nunca será mais importante que ajudar outras pessoas!”, publicou João Gustavo.

Quando questionado sobre a lembrança que deveria ficar com o filho de Marília com Murilo Huff, Léo Dias, o tio comentou que: “meu sobrinho irá crescer sabendo que ajudar as pessoas é muito mais importante do que se apegar a bens materiais”.

Até a publicação desta matéria, não foram divulgadas informações sobre preços e a data de sorteio da rifa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Violão de Marília Mendonça será rifado para ajudar vítimas das chuvas no RS no site CNN Brasil.

]]>
7696140
Chuvas no RS: governo federal inaugura escritório para monitoramento em Porto Alegre https://www.cnnbrasil.com.br/politica/chuvas-no-rs-governo-federal-inaugura-escritorio-para-monitoramento-em-porto-alegre/ <![CDATA[douglasporto]]> Mon, 06 May 2024 22:10:10 +0000 <![CDATA[Política]]> <![CDATA[Governo Federal]]> <![CDATA[Porto Alegre]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696697 <![CDATA[

Objetivo é ter mais agilidade na tomada de decisões para atender a população afetada pelas chuvas no estado

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: governo federal inaugura escritório para monitoramento em Porto Alegre no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O governo federal inaugurou, nesta segunda-feira (6), um escritório de monitoramento em Porto Alegre para ações decorrentes à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

Com sede no prédio da Caixa Econômica Federal na capital gaúcha, o espaço permitirá, segundo o governo, mais agilidade na tomada de decisões, além de articulação das equipes federais com o estado e município para socorrer os afetados pelas fortes chuvas e no processo reconstrução local.

Participaram do ato de inauguração os ministros:

  • Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom);
  • Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; e
  • Nísia Trindade, da Saúde.

Segundo Pimenta, as pessoas afetadas precisam de água, alimento, abrigo, condição de sobrevivência. “Isso não é pra amanhã. Isso é pra hoje. E é por isso que nós estamos aqui fazendo essa instalação. Para não perder tempo e a partir de agora já operar de forma ainda mais forte e de forma ainda mais organizada”.

Não adianta só ter o recurso se nós não tivermos a agilidade, a organização e a capacidade de trabalho para fazer com que esse recurso chegue o mais rapidamente da ponta. Essa é a grande tarefa do momento: fazer chegar com rapidez esse recurso

Paulo Pimenta

Além do escritório, o governo federal também conta com uma sala de situação no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir ações ao Rio Grande do Sul.

Sob coordenação da Casa Civil, a sala de situação funcionará em caráter emergencial e permanente enquanto durar a situação de catástrofe no Sul do país.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: governo federal inaugura escritório para monitoramento em Porto Alegre no site CNN Brasil.

]]>
7696697
Chuvas no RS: número de mortos sobe para 85 https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chuvas-no-rs-numero-de-mortos-sobe-para-85/ <![CDATA[fabiomunhoz]]> Mon, 06 May 2024 22:03:49 +0000 <![CDATA[Nacional]]> <![CDATA[-agencia-cnn-]]> <![CDATA[Chuvas]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7684497 <![CDATA[

Mais de um milhão de pessoas foram afetadas, segundo o governo gaúcho.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: número de mortos sobe para 85 no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Subiu para 85 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última semana, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil no início da tarde desta segunda-feira (6). O estado contabiliza ainda 339 feridos e 134 desaparecidos.

Além das mortes em que já foi comprovado haver relação com as tempestades, o governo gaúcho investiga outros 4 óbitos. O objetivo é verificar se essas pessoas morreram em decorrência das chuvas ou não.

Ao todo, 385 municípios foram atingidos pelas ocorrências climáticas. Mais de um milhão pessoas foram afetadas em todo o estado. Dessas, 153.824 estão desalojadas e 47.676 foram para abrigos temporários.

Segundo balanço do governo do estado, ao menos 750 mil clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) da estão sem abastecimento de água. Isso corresponde a 26% do total de clientes.

Há ainda cerca de 270 mil clientes da RGE Sul sem energia elétrica, o que equivale a 8,8% do total.

As chuvas que atingem o estado desde a semana passada afetaram 789 escolas em 216 municípios. Mais de 273,1 mil estudantes foram impactados.

Em relação às rodovias, o estado ainda tem 99 trechos com bloqueios totais ou parciais. Clique aqui para ver a situação das estradas em tempo real.

Veja o nível dos rios

  • Guaíba – Porto Alegre – 5,28 metros
  • Rio Taquari – Estrela – 19,66 metros
  • Rio Taquari – Muçum – 9,59 metros
  • Rio Caí – Feliz – 4,02 metros
  • Rio Uruguai – Uruguaiana – 9,21 metros

Novo alerta vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (6) um novo alerta vermelho –de grande perigo– para tempestades na região sudeste do Rio Grande do Sul.

O alerta é válido até o meio-dia da próxima terça-feira (7). Segundo o Inmet, a previsão é de acumulados de chuva superiores a 100 milímetros por dia, além de ventos de mais de 100 km/h e queda de granizo. Há “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.

(Publicado por Fábio Munhoz)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: número de mortos sobe para 85 no site CNN Brasil.

]]>
7684497
Casemiro tem pior nota em goleada sofrida pelo Manchester United; Antony vai mal https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/casemiro-tem-pior-nota-em-goleada-sofrida-pelo-manchester-united-antony-vai-mal/ <![CDATA[luccasoliveira]]> Mon, 06 May 2024 22:01:41 +0000 <![CDATA[Futebol Inglês]]> <![CDATA[CNN Esportes]]> <![CDATA[Futebol internacional]]> <![CDATA[Manchester United]]> <![CDATA[Premier League]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696162 <![CDATA[

Brasileiros foram destaques negativos na vitória do Crystal Palace nesta segunda-feira (6)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Casemiro tem pior nota em goleada sofrida pelo Manchester United; Antony vai mal no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Brasileiros do Manchester United, Casemiro e Antony se destacaram negativamente na goleada por 4 a 0 sofrida pelo clube contra o Crystal Palace, nesta segunda-feira (6), pela 36ª rodada da Premier League.

Segundo avaliação do SofaScore, Casemiro, volante que foi improvisado na zaga pelo técnico Erik ten Hag, teve a pior nota da partida — 5,9. Com 6,4, o atacante Antony foi o terceiro pior, à frente do compatriota e do lateral português Dalot (6,1). Veja abaixo:

Notas do Manchester United na goleada sofrida para o Crystal Palace
Notas do Manchester United na goleada sofrida para o Crystal Palace / SofaScore

Casemiro falhou nos quatro gols da partida

Casemiro ficou em campo por toda a partida e falhou nos quatro gols do time londrino. No primeiro, foi facilmente driblado por Olise, autor do gol, e chegou a dar um carrinho no vento.

No segundo, perdeu a bola na lateral em roubada que originou o gol de Mateta. Depois, não acompanhou Mitchell, o autor do terceiro gol. E, no último, voltou a ser desarmado no campo de defesa e viu Olise marcar mais um golaço.

Antony, por sua vez, ficou 60 minutos em campo e não teve ações ofensivas diretas. O Manchester United, aliás, chutou no gol apenas duas vezes em toda a partida. O meia-atacante brasileiro tem apenas 3 gols e 2 assistências em 37 partidas na temporada.

Manchester United bateu marca negativa

A sonora goleada de 4 a 0 sofrida pelo Manchester United contra o Crystal Palace fez o clube igualar uma marca negativa que não era atingida desde 1977.

Os Red Devils chegaram a 81 gols sofridos na somatória de todas as competições da temporada 2023-24, algo que não acontecia desde 1976-1977, quando o clube terminou o Campeonato Inglês na sexta posição.

Atualmente, o clube encontra-se na 8ª posição da Premier League, e a dura derrota para o Crystal Palace em Londres deixou muito difícil a possibilidade de o Manchester United se classificar para alguma competição europeia da próxima temporada.

FA Cup pode salvar temporada ruim

Ao menos via Premier League. Afinal, o clube dos brasileiros Casemiro e Antony está na final da FA Cup e vai enfrentar o rival Manchester City na decisão em 25 de maio. O campeão garante vaga na Europa League.

Mesmo se perder para o Manchester City na final, os Red Devils podem se beneficiar, já que a vaga na Europa League iria para o sexto colocado da Premier League, enquanto o sétimo se classificaria para a Conference League.

Atualmente, o sétimo colocado é o Chelsea, com a mesma pontuação do Manchester United (54 pontos). A vantagem dos Blues está exatamente no saldo de gols: 11 a favor e 3 negativos, respectivamente.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Casemiro tem pior nota em goleada sofrida pelo Manchester United; Antony vai mal no site CNN Brasil.

]]>
sofascore-manchester-united-crystal-palace Notas do Manchester United na goleada sofrida para o Crystal Palace 7696162
Met Gala: veja looks exuberantes dos famosos no tradicional baile https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/met-gala-veja-looks-exuberantes-dos-famosos-no-tradicional-baile/ <![CDATA[pedrojordao]]> Mon, 06 May 2024 21:59:29 +0000 <![CDATA[Lifestyle]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Met Gala]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696043 <![CDATA[

Evento, que angaria fundos para o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, ocorre nesta segunda-feira

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala: veja looks exuberantes dos famosos no tradicional baile no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Chapéus exuberantes, vestidos justíssimos e muitas flores. Esses são os elementos que movimentam o tapete vermelho do Met Gala 2024, que acontece na noite desta segunda-feira (6) no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

Chris Hemsworth, Zendaya, Jennifer Lopez e Lea Michele são alguns dos famosos que já passaram pela entrada do evento. Bruna Marquezine também marcou presença com um vestido estilo princesa, branco, e coque na cabeça em sua primeira vez no Met Gala.

O evento é organizado por Anna Wintour, uma forte figura da moda global, e angaria fundos para o Metropolitan Museum of Art. Todo ano, o baile tem um tema diferente, que inspira vários dos looks das celebridades, e esse ano o tema é: Belas Adormecidas: O Despertar da Moda.

 

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala: veja looks exuberantes dos famosos no tradicional baile no site CNN Brasil.

]]>
7696043
Chefe de direitos humanos da ONU diz que exigência de retirada em Rafah é desumana https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/chefe-de-direitos-humanos-da-onu-diz-que-exigencia-de-retirada-em-rafah-e-desumana/ <![CDATA[tiagotortella]]> Mon, 06 May 2024 21:56:45 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[Cessar-fogo]]> <![CDATA[Faixa de Gaza]]> <![CDATA[Gaza]]> <![CDATA[Guerra de Israel]]> <![CDATA[Hamas]]> <![CDATA[Israel]]> <![CDATA[ONU (Organização das Nações Unidas)]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696477 <![CDATA[

Secretário-geral da organização também criticou medida de Israel

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe de direitos humanos da ONU diz que exigência de retirada em Rafah é desumana no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O chefe dos direitos humanos da ONU, Volker Türk, classificou como desumana a exigência de Israel para que os palestinos saiam de Rafah nesta segunda-feira (6).

“Os habitantes de Gaza continuam sendo atingidos por bombas, doenças e até pela fome. E, hoje, disseram-lhes que devem se deslocar mais uma vez à medida que as operações militares israelenses em Rafah aumentam”, pontuou Türk em comunicado.

“Isto é desumano. É contrário aos princípios básicos da política internacional, leis humanitárias e de direitos humanos, que têm a proteção efetiva dos civis como a sua principal preocupação”, adicionou.

Türk criticou Israel por “realocar à força” centenas de milhares de pessoas para áreas já fortemente destruídas e onde há pouco abrigo e praticamente nenhum acesso à assistência humanitária necessária para a sua sobrevivência, acrescentando que não há lugar seguro fora de Rafah.

Ele também alertou que aqueles que não cumprem as leis internacionais de direitos humanos devem ser responsabilizados.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, por sua vez, está “preocupado com as indicações de que uma operação militar em grande escala em Rafah pode ser iminente”, destacou a porta-voz Stephane Dujarric.

“O Secretário-Geral lembra às partes que a proteção dos civis é fundamental no direito humanitário internacional”, complementou.

Hamas aceita proposta de cessar-fogo

O chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh, ligou para mediadores para informar que o grupo armado aceitou uma proposta para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns feita pelo Catar e pelo Egito.

Uma fonte afirmou à CNN que o acordo que o grupo armado aceitou é diferente daquele que Israel ajudou a construir com os mediadores de Catar e Egito.

Israel ainda não aceitou a medida, mas Netanyahu afirmou que enviará uma delegação para negociações.

“Paralelamente, embora a proposta do Hamas esteja longe das exigências necessárias de Israel, Israel enviará uma delegação de trabalho aos mediadores, a fim de chegar a um acordo em condições aceitáveis para Israel”, pontuou Netanyahu.

Uma fonte diplomática familiarizada com as discussões disse à CNN que, depois de uma reunião em Doha, capital do Catar, entre o diretor da CIA, a agência de inteligência dos EUA, William Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, os mediadores convenceram o Hamas a aceitar um acordo de três fases.

Os Estados Unidos ressaltaram que estão analisando a resposta do Hamas, enquanto o presidente da Turquia pediu que Israel aceite o acordo.

*com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe de direitos humanos da ONU diz que exigência de retirada em Rafah é desumana no site CNN Brasil.

]]>
7696477
Chuvas no RS: Câmara faz minuto de silêncio em homenagem às vítimas https://www.cnnbrasil.com.br/politica/chuvas-no-rs-camara-faz-minuto-de-silencio-em-homenagem-as-vitimas/ <![CDATA[nathanlopes]]> Mon, 06 May 2024 21:53:59 +0000 <![CDATA[Política]]> <![CDATA[-agencia-cnn-]]> <![CDATA[Câmara]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7696439 <![CDATA[

Ao menos 83 pessoas morreram em decorrências das chuvas e enchentes no estado

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: Câmara faz minuto de silêncio em homenagem às vítimas no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A Câmara prestou homenagem nesta segunda-feira (6) às vítimas da tragédia ambiental que atinge o Rio Grande do Sul, que tem sido assolado por fortes chuvas e enchentes.

Na condição de presidente na sessão, o deputado o Charles Fernandes (PSD-BA) determinou um minuto de silêncio no plenário da Casa.

“[Cabe a nós adotar] Medidas por parte desta Casa, por parte do Senado para que possamos fazer todo o possível para ajudar o estado do Rio Grande do Sul nesse momento difícil”, disse o deputado.

De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta segunda, ao menos 83 pessoas morreram em decorrência das chuvas e enchentes no estado. Há 111 pessoas desaparecidas.

Governo anuncia projeto

Nesta segunda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um projeto de decreto legislativo para reconhecer estado de calamidade no Rio Grande do Sul e acelerar o repasse de verbas para o estado.

O ato foi assinado por Lula durante reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e ministros do governo.

O texto reconhece “a ocorrência do estado de calamidade pública em parte do território nacional, para atendimento às consequências derivadas de eventos climáticos no Estado do Rio Grande do Sul”.

Agora, a proposta precisa ser formalmente apresentada por um parlamentar para poder tramitar na Câmara e no Senado.

A decisão de socorrer o Rio Grande do Sul por meio de um projeto de decreto legislativo foi tomada depois que integrantes do governo apresentaram resistências à aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, explicou que não vai ser preciso uma PEC. Por se tratar de alterações à Constituição, uma proposta desse tipo é mais difícil de ser aprovada.

A avaliação também foi de que o projeto evitaria que fossem incluídos gastos extras, como ocorreu com a PEC da Guerra, em 2020, quando o Congresso autorizou o uso de recursos públicos fora das regras de controle fiscal para combater a pandemia.

Segundo integrantes do governo, o projeto de decreto legislativo ainda evita que seja criada uma bomba fiscal.

O entendimento no Planalto é de que a legislação atual prevê a flexibilização das regras fiscais no caso de calamidade pública reconhecida pelo Congresso.

Depois de os parlamentares reconhecerem a calamidade no Rio Grande do Sul, o governo poderá publicar medidas com a abertura de crédito extraordinário para atender o estado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: Câmara faz minuto de silêncio em homenagem às vítimas no site CNN Brasil.

]]>
7696439
Bombeiros baianos já resgataram mais de 200 vítimas das chuvas no Sul https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/bombeiros-baianos-ja-resgataram-mais-de-200-vitimas-das-chuvas-no-sul/ <![CDATA[pedroosorio]]> Mon, 06 May 2024 21:52:03 +0000 <![CDATA[Nacional]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7695357 <![CDATA[

Idosos e crianças estavam no grupo de socorridos. Também foram resgatados 18 animais de estimação

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bombeiros baianos já resgataram mais de 200 vítimas das chuvas no Sul no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Esta segunda-feira (6) é o quarto dia de atuação da equipe de salvamento da Bahia, em território gaúcho, para auxiliar no resgate das vítimas das chuvas. Até o momento, foram resgatadas 208 pessoas, também 18 animais de estimação e quatro vítimas fatais localizadas. Idosos e crianças estavam no grupo de socorridos.

A mobilização nacional envolve mais de sete estados, por conta das chuvas que incidem no Rio Grande do Sul. Desde a última quinta-feira (2), 22 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) estão atuando na operação.

Nesse domingo (5), os bombeiros estavam trabalhando em Galópolis, distrito de Caxias do Sul, onde estavam em busca de pessoas soterradas pelos deslizamentos na região. Outra equipe esteve em Santa Lúcia do Piaí, empenhada no resgate de 11 moradores que estavam isolados na região de Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, onde habitantes estavam sendo retirados de locais de risco.

Os militares baianos também estão atuando em um centro de distribuição de donativos e primeiro acolhimento aos desabrigados e desalojados. “Dividimos nossos militares em três frentes, para que pudéssemos atender um maior número de cidadãos. Nossa atuação acontece em conjunto com outros corpos de bombeiros e demais órgãos, como a defesa civil”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel Adson Marchesini. Se for necessário, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia enviará outras equipes para reforçar o atendimento ao estado gaúcho.

Ainda no fim de semana, o Consórcio Nordeste, grupo formado pelos nove estados da região, anunciou o envio de recursos humanos e equipamentos para auxiliar os esforços de busca, socorro e o atendimento à população atingida pelas tempestades no Rio Grande do Sul.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bombeiros baianos já resgataram mais de 200 vítimas das chuvas no Sul no site CNN Brasil.

]]>
7695357
Colapso de campo magnético pode ter favorecido vida na Terra, diz estudo https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/colapso-de-campo-magnetico-pode-ter-favorecido-vida-na-terra-diz-estudo/ <![CDATA[giovanachrist]]> Mon, 06 May 2024 21:49:55 +0000 <![CDATA[Tecnologia]]> <![CDATA[pesquisa]]> <![CDATA[Planeta Terra]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7686464 <![CDATA[

Descobertas sobre a composição da superfície podem ajudar nas pesquisas sobre potencial de vida extraterrestre

Este conteúdo foi originalmente publicado em Colapso de campo magnético pode ter favorecido vida na Terra, diz estudo no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Pesquisadores da Universidade de Rochester descobriram que o campo magnético da Terra estava alterado — com uma grande concentração de oxigênio — durante o período Ediacarano, de 635 a 541 milhões de anos atrás.

Essa composição pode ter contribuído para o surgimento de organismos multicelulares complexos, característicos dessa era. A descoberta auxilia na compreensão da formação do interior do planeta e nas pesquisas sobre o potencial de vida extraterrestre.

A fauna edicardiana se destaca pela semelhança com os primeiros animais, com organismos chegando a alcançar mais de um metro e com sinais de mobilidade — o que pode significar que precisavam de mais oxigênio do que os anteriores.

O campo magnético da Terra é formado pelo ferro líquido localizado a 4.500 quilômetros abaixo da superfície. Ele é responsável por proteger o planeta do vento solar, o que permite a manutenção da vida.

Durante o período Ediacarano esse campo era 30 vezes mais fraco do que temos atualmente, o que contribuiu para que as partículas do Sol conseguissem retirar o hidrogênio da superfície e aumentar a concentração de o oxigênio.

Para essa análise, foi utilizada uma técnica que estuda o magnetismo preso em cristais antigos de feldspato e piroxênio. Estes contêm partículas que preservam a magnetização desde o momento em que foram formados. Ao datar as rochas, os pesquisadores conseguem construir uma linha do tempo do desenvolvimento do campo magnético da Terra.

Essa força baixa se manteve por 26 milhões de anos, até o período Cambriano. De acordo com John A. Tarduno, professor do Departamento de Ciências da Terra e Ambientais da Universidade de Rochester, “se o campo extraordinariamente fraco tivesse permanecido após o Ediacarano, a Terra poderia ter uma aparência muito diferente do que tem hoje, um planeta rico em água. A perda dela poderia ter gradualmente secado a Terra.”

A maior compreensão de como o campo magnético influenciou a composição da superfície do nosso planeta pode auxiliar os pesquisadores a descobrirem mais sobre a possível vida fora da Terra.

O estudo foi publicado na revista Communications Earth & Environment e pode ser lido aqui.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Colapso de campo magnético pode ter favorecido vida na Terra, diz estudo no site CNN Brasil.

]]>
7686464
Hamas diz que não abrirá mão de exigências da proposta de cessar-fogo que aceitou https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/hamas-diz-que-nao-abrira-mao-de-exigencias-da-proposta-de-cessar-fogo-que-aceitou/ <![CDATA[tiagotortella]]> Mon, 06 May 2024 21:49:53 +0000 <![CDATA[Internacional]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7695811 <![CDATA[

Israel diz que há "lacunas significativas" com o grupo armado

Este conteúdo foi originalmente publicado em Hamas diz que não abrirá mão de exigências da proposta de cessar-fogo que aceitou no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O Hamas disse que não abrirá mão de suas exigências na proposta de cessar-fogo que concordou, de acordo com um comunicado à imprensa divulgado nesta segunda-feira (6).

Ismail Haniyeh, chefe do gabinete político do Hamas, conversou com o secretário-geral da Jihad Islâmica, Ziyad al-Nakhalah, discutindo a proposta que recebeu dos mediadores há dois dias, de acordo com o comunicado do grupo armado.

“Eles enfatizaram que as facções da resistência não recuarão nas suas exigências incluídas na proposta acordada, principalmente o cessar-fogo, a retirada completa, o intercâmbio digno, a reconstrução e o levantamento do bloqueio”, acrescentou o comunicado.

Hamas aceita proposta de cessar-fogo

O chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh, ligou para mediadores para informar que o grupo armado aceitou uma proposta para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns feita pelo Catar e pelo Egito.

Uma fonte afirmou à CNN que o acordo que o grupo armado aceitou é diferente daquele que Israel ajudou a construir com os mediadores de Catar e Egito.

Israel ainda não aceitou a medida, mas Netanyahu afirmou que enviará uma delegação para negociações.

“Paralelamente, embora a proposta do Hamas esteja longe das exigências necessárias de Israel, Israel enviará uma delegação de trabalho aos mediadores, a fim de chegar a um acordo em condições aceitáveis para Israel”, afirmou.

Uma fonte diplomática familiarizada com as discussões disse à CNN que, depois de uma reunião em Doha, capital do Catar, entre o diretor da CIA, a agência de inteligência dos EUA, William Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, os mediadores convenceram o Hamas a aceitar um acordo de três fases.

Os Estados Unidos ressaltaram que estão analisando a resposta do Hamas, enquanto o presidente da Turquia pediu que Israel aceite o acordo.

*com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Hamas diz que não abrirá mão de exigências da proposta de cessar-fogo que aceitou no site CNN Brasil.

]]>
7695811
Conmebol analisa adiar outros jogos de Grêmio e Inter e busca soluções https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/conmebol-analisa-adiar-outros-jogos-de-gremio-e-inter-e-busca-solucoes/ <![CDATA[ludmilacandal]]> Mon, 06 May 2024 21:47:41 +0000 <![CDATA[Esportes]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7694819 <![CDATA[

Confrontos da próxima semana por Libertadores e Sul-Americana não têm condições de serem realizados em Porto Alegre; calendário ficará curto

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conmebol analisa adiar outros jogos de Grêmio e Inter e busca soluções no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Grêmio e Inter devem ter jogos adiados de mais uma rodada das Copas Libertadores e Sul-Americana, na semana que vem.

São confrontos marcados para Porto Alegre, cidade que está alagada com a cheia rio Guaíba e que não terá condições de receber partidas de futebol nas próximas semanas.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) já adiou os dois confrontos dos times gaúchos neste meio de semana, como visitantes, pela impossibilidade de as delegações se deslocarem da capital do Rio Grande do Sul.

O aeroporto Salgado Filho está fechado, pelo menos até a próxima sexta-feira (10), para pousos e decolagens. Há muita água nas pistas e no saguão.

O Grêmio enfrentaria o Huachipato no Chile, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores, enquanto o Inter deveria ir à Bolívia encarar o Real Tomayapo, pela Sul-Americana. O Tricolor Gaúcho tem confronto marcado para o dia 15 de maio, quarta da próxima semana, frente ao Estudiantes-ARG, na Arena. Já o Colorado recebe na quinta-feira (16) o Delfin-EQU, no Beira-Rio.

Os dois estádios estão alagados e não há previsão de receberem jogos tão cedo. A direção da Conmebol vai esperar até o final de semana para confirmar, ou não, os adiamentos.

Vai ser analisada a questão do aeroporto, se será possível haver deslocamento, e se os elencos estão conseguindo treinar, algo impossível neste momento porque os centros de treinamento também estão debaixo de água e o deslocamento para qualquer parte da cidade é limitado, o que dificulta trabalho em outros locais.

A última rodada da fase de grupos da Libertadores e da Sul-Americana está marcada para a semana de 29 de maio. É possível que os grupos de Grêmio e Inter tenham as definições adiadas, com o confronto desta rodada final dos outros rivais da chave também jogado para frente. É preciso que os jogos ocorram no mesmo dia e horário se o resultado de uma partida depender do outro para a definição dos classificados.

É provável que a Conmebol remarque partidas adiadas para datas em que Grêmio e Inter jogariam pelo Brasileirão, o que fará a CBF adiar mais confrontos dessas duas equipes pela Série A.

Os encontros do fim de semana passado, pela quinta rodada, não aconteceram e os da sexta, no próximo fim de semana, também serão postergados.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conmebol analisa adiar outros jogos de Grêmio e Inter e busca soluções no site CNN Brasil.

]]>
7694819
Chuvas no RS: ao menos 250 crianças estão separadas das famílias em Canoas https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chuvas-no-rs-ao-menos-250-criancas-estao-separadas-das-familias-em-canoas/ <![CDATA[guilhermegama]]> Mon, 06 May 2024 21:38:53 +0000 <![CDATA[Nacional]]> <![CDATA[-agencia-cnn-]]> <![CDATA[chuva sul]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7695590 <![CDATA[

Durante operações de resgates, crianças e adolescentes foram conduzidas a abrigos diferentes dos locais para onde foram levados os responsáveis e sem cadastro ou identificação

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: ao menos 250 crianças estão separadas das famílias em Canoas no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O Conselho Tutelar de Canoas, no Rio Grande do Sul, afirma que há pelo menos 250 crianças que desapareceram desde a última sexta-feira (03), quando a cidade passou a ser atingida por inundações.

O órgão esclarece que se trata de um desencontro das famílias, devido ao direcionamento das vítimas das enchentes. Os salvamentos realizados por equipes da Defesa Civil e forças de segurança conduziram as vítimas a diversos abrigos sem registro e, muitas vezes, separadas dos demais familiares.

O município de Canoas concentra 61 abrigos, onde estão pessoas de todas as idades que tiveram que deixar suas casas. Devido à situação emergência dos resgates, as vítimas foram distribuídas em pontos mais próximos às rotas dos salvamentos seguintes e não houve cadastro de desabrigados e desalojados ligado aos seus respectivos familiares, ou seja, crianças e adolescentes foram alojadas em abrigos distintos de seus responsáveis, sem identificação. O órgão informa que está fazendo buscas pelas crianças nos abrigos.

Até a noite desta segunda-feira (06), 250 crianças foram declaradas como desaparecidas pelos seus pais ao Conselho Tutelar. O órgão ainda acredita que crianças podem ter sido conduzidas para outras cidades do estado. A CNN solicitou posicionamento da prefeitura e da Defesa Civil e aguarda retorno.

A Prefeitura de Canoas divulgou na tarde desta segunda-feira (06), nas redes sociais, um informe para que pessoas que cederam espaço para abrigar vítimas da inundação se cadastrem. Mais de 16 mil pessoas que reisdem na cidade estavem em áreas atingidas pelas forte chuvas e foram levadas para abrigos do município.

View this post on Instagram

A post shared by Prefeitura de Canoas (@prefcanoas)

A água avançou sobre 60% de Canoas. A estimativa é de que mais de 180 mil pessoas tenham sido atingidas no município, de acordo com a Prefeitura. Foram contabilizados 63,8 mil pedidos de resgate e ajuda e mais de 3,6 mil voluntários que atuam na cidade.

Novo alerta vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (6) um novo alerta vermelho –de grande perigo– para tempestades na região sudeste do Rio Grande do Sul. O estado já vem sendo castigado há dias por fortes chuvas, que resultaram na morte de ao menos 83 pessoas.

O alerta é válido até o meio-dia da próxima terça-feira (7). Segundo o Inmet, a previsão é de acumulados de chuva superiores a 100 milímetros por dia, além de ventos de mais de 100 km/h e queda de granizo. Há “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: ao menos 250 crianças estão separadas das famílias em Canoas no site CNN Brasil.

]]> 7695590 EUA impõem sanções a empresas da Colômbia por transporte de migrantes https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-impoem-sancoes-a-empresas-da-colombia-por-transporte-de-migrantes/ <![CDATA[derlacardoso]]> Mon, 06 May 2024 21:38:04 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[Colômbia]]> <![CDATA[drama dos imigrantes]]> <![CDATA[fronteira dos EUA]]> <![CDATA[México]]> <![CDATA[Migrantes]]> <![CDATA[Panamá]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7690988 <![CDATA[

Executivos são suspeitos de ajudar pessoas que tentam atravessar selva de Darién para chegar ao Panamá, e depois seguir para fronteira americana

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA impõem sanções a empresas da Colômbia por transporte de migrantes no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Os Estados Unidos emitiram sanções de visto contra executivos de várias empresas marítimas da colombianas, que estariam supostamente ligadas ao transporte ilegal de migrantes através da fronteira entre Colômbia e Panamá, disse uma autoridade sênior dos EUA nesta segunda-feira (6).

O anúncio veio após uma reunião de autoridades na Guatemala, que teve foco tanto no apoio aos migrantes quanto no aumento da fiscalização na região, segundo um acordo conhecido como Declaração de Los Angeles.

As sanções têm como alvo os operadores de balsa que “transportam impiedosamente” migrantes que pretendem atravessar da Colômbia para o Panamá através de uma selva perigosa conhecida como Brecha de Darién, alimentando “uma crise humanitária e ecológica”, disse uma autoridade à Reuters.

A Brecha de Darién, também conhecida como selva de Darién, tem sido uma importante rota de trânsito para migrantes de todo o mundo que planejam buscar entrada humanitária no território norte-americano ou cruzar ilegalmente a fronteira entre México e Estados Unidos.

Mais de meio milhão de migrantes passaram pela selva de Darién em 2023, de acordo com estatísticas do governo panamenho.

Apesar de um acordo firmado em 2023 entre EUA, Colômbia e Panamá, para reprimir as travessias pela selva, elas permaneceram altas este ano, com 37 mil registros em março.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA impõem sanções a empresas da Colômbia por transporte de migrantes no site CNN Brasil.

]]>
7690988
Artistas internacionais pedem ajuda para o Rio Grande do Sul https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/artistas-internacionais-pedem-ajuda-para-o-rio-grande-do-sul/ <![CDATA[pedrojordao]]> Mon, 06 May 2024 21:35:23 +0000 <![CDATA[Entretenimento]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Beyoncé]]> <![CDATA[Madonna]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7693922 <![CDATA[

Estado teve ao menos 70% do território afetado por fortes chuvas nos últimos dias

Este conteúdo foi originalmente publicado em Artistas internacionais pedem ajuda para o Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Artistas internacionais começaram a pedir, nesta segunda-feira (6), ajuda financeira para o Rio Grande do Sul após o estado ser atingido pelas fortes chuvas que vitimaram ao menos 83 pessoas e deixou milhares de desabrigados.

Estão entre esses artistas: a cantora Beyoncé, 42, o ator Vincent Martella, 31, e até a banda de rock and roll Guns N’ Roses.

O Rio Grande do Sul teve 70% do território atingido pelos temporais, segundo balanço oficial desta segunda. A situação levou empresas a paralisarem o funcionamento neste início de semana.

Mais cedo, um boato de que a americana Madonna, 65, teria doado R$ 10 milhões para o Rio Grande do Sul começou a circular nas redes sociais. No entanto, a informação não foi confirmada pelo governo do estado à CNN.

Caso fosse verdade, o valor seria equivalente a mais da metade do cachê recebido por ela para fazer o maior show de sua carreira, que ocorreu na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no último sábado (4).

Beygood

A organização social de Beyoncé fez uma publicação oficial nas redes sociais para pedir ajuda e afirmar que “mais de 100 mil brasileiros foram afetados pelas devastadoras enchentes no sul do Brasil”.

A instituição disponibilizou uma chave PIX e uma conta do PayPal (doacoespaypal@cufa.org.br) para receber doações que serão destinas à recuperação das vítimas.

“Você pode se juntar ao Beygood e ajudar a fortalecer essas ações tão necessárias e transformadoras de vida com qualquer valor que seu coração e situação atual permitirem”.

 

Vincent Martella

Já o ator Vincent Martella, conhecido por seu trabalho na série “Todo Mundo Odeia o Chris”, compartilhou nas redes sociais uma publicação do humorista gaúcho Eduardo Gustavo Christ, conhecido pelo personagem Badin O Colono.

“Por favor, ajudem essas vítimas das enchentes no Brasil”, escreveu.

 

Guns N’ Roses

O grupo de rock and roll comandado pelo cantor Axl Rose, 62, listou alguns números da tragédia e sugeriu que doações sejam feitas para a Light Alliance Emergency Fund, em parceria com a Brazil Foundation.

“Todos os rendimentos serão destinados às pessoas afetadas”, afirmou. No entanto, o perfil oficial da banda no Instagram não disse exatamente como as doações podem ser feitas para as instituições elencadas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Artistas internacionais pedem ajuda para o Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.

]]>
7693922
Há “lacunas significativas” entre Israel e o Hamas, diz gabinete de guerra https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ha-lacunas-significativas-entre-israel-e-o-hamas-diz-gabinete-de-guerra/ <![CDATA[Luciana Caczan]]> Mon, 06 May 2024 21:35:03 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[Faixa de Gaza]]> <![CDATA[Gaza]]> <![CDATA[Hamas]]> <![CDATA[Israel]]> <![CDATA[Reféns]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7695461 <![CDATA[

Uma fonte afirmou à CNN que o acordo que o grupo armado aceitou é diferente daquele que Israel ajudou a construir com os mediadores

Este conteúdo foi originalmente publicado em Há “lacunas significativas” entre Israel e o Hamas, diz gabinete de guerra no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Houve “lacunas significativas” entre Israel e o Hamas, disse Benny Gantz, que é membro do gabinete de guerra israelense, depois que o Hamas aceitou um cessar-fogo em Gaza e um acordo de reféns mediado pelo Catar e pelo Egito na segunda-feira (6).

A versão do Hamas da proposta “não corresponde ao diálogo que ocorreu até agora com os mediadores e tem lacunas significativas”, disse Gantz. “Apesar disso, continuamos a virar cada pedra e uma delegação irá ao Cairo.”

Trabalhar para o retorno dos reféns israelenses é um “objetivo de guerra” e um “dever moral supremo”, acrescentou.

“A equipe de negociação e os profissionais continuam trabalhando a cada minuto e a cada momento. … Cada decisão será levada ao gabinete de guerra – não haverá consideração política.”

Hamas aceita proposta de cessar-fogo

O chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh, ligou para mediadores para informar que o grupo armado aceitou uma proposta para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns feita pelo Catar e pelo Egito.

Uma fonte afirmou à CNN que o acordo que o grupo armado aceitou é diferente daquele que Israel ajudou a construir com os mediadores de Catar e Egito. Israel ainda não aceitou a medida, mas Netanyahu afirmou que enviará uma delegação para negociações.

“Paralelamente, embora a proposta do Hamas esteja longe das exigências israelenses necessárias, Israel enviará uma delegação de trabalho aos mediadores, a fim de chegar a um acordo em condições aceitáveis para Israel”, afirmou.

Uma fonte diplomática familiarizada com as discussões disse à CNN que, depois de uma reunião em Doha, capital do Catar, entre o diretor da CIA, a agência de inteligência dos EUA, William Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, os mediadores convenceram o Hamas a aceitar um acordo de três fases.

Os Estados Unidos ressaltaram que estão analisando a resposta do Hamas, enquanto o presidente da Turquia pediu que Israel aceite o acordo.

*com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Há “lacunas significativas” entre Israel e o Hamas, diz gabinete de guerra no site CNN Brasil.

]]>
7695461
Met Gala: além dos looks, confira os maiores “escândalos” do evento https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/met-gala-alem-dos-looks-confira-os-maiores-escandalos-do-evento/ <![CDATA[nicolybastos]]> Mon, 06 May 2024 21:32:07 +0000 <![CDATA[Entretenimento]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Beyoncé]]> <![CDATA[Jay-Z]]> <![CDATA[Met Gala]]> <![CDATA[Moda]]> <![CDATA[Rihanna]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7693753 <![CDATA[

De Lady Di em um look nada conservador à grande briga entre Solange Knowles e Jay-Z, a CNN reuniu as maiores polêmicas da cerimônia

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala: além dos looks, confira os maiores “escândalos” do evento no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O Met Gala 2024 acontece na noite desta segunda-feira (6). Responsável por anualmente reunir celebridades em looks icônicos, o evento beneficente de Hollywood também já foi palco de escândalos no mundo pop.

Não é de agora que a cerimônia rende polêmicas e confusões entre celebridades. A grande briga de Jay-Z e Solange Knowles, irmã de Beyoncé, e a vez que Kardashians quebraram regras ao publicar selfies no evento, são algumas das principais controvérsias.

Abaixo, a CNN reúne as vezes em que as celebridades serviram muito mais do que grandes looks no Met Gala.

Confira os maiores escândalos do Met Gala

A primeira – e última – presença de Lady Di

A princesa Diana, também conhecida como Lady Di, causou em seu primeiro – e último – Met Gala em 1996. Isso porque a realeza usou um vestido azul marinho desenhado por John Galliano para a Dior, que havia sido inspirado em lingeries.

Na época, foi apontado que Lady Di deveria usar um look mais “conservador”.

Solange Knowles bate em Jay-Z no elevador

Há 10 anos acontecia uma briga que se tornaria um marco na cultura pop. Em 2014, rolou o vazamento do registro de uma briga ocorrida entre Solange Knowles, irmã de Beyoncé, e Jay-Z, rapper e marido da estrela pop.

O momento não foi marcado por uma simples discussão. Nas imagens da câmera do elevador em que os três estavam, é possível observar que Solange grita muito com o rapper e chega a chutá-lo.

O motivo da briga não foi revelado até hoje, mas os rumores sempre foram os de que Solange teria tomado as dores da irmã, já que tudo aconteceu na mesma época das supostas traições do rapper.

Selfies proibidas

Em 2015, Anna Wintour, organizadora do evento, queria mais exclusividade nos registros fotográficos do evento e, por conta disso, acabou proibindo que as celebridades tirassem “selfies”, método de tirar foto que se popularizou naquele ano, no evento.

Em 2017, no entanto, a família Kardashian, em especial Kylie Jenner, compartilhou um registro de uma selfie realizada no banheiro do local. Aparecem na foto ainda Travis Scott e Brie Larson.

Treta entre Demi Lovato e Nicki Minaj?

Em 2016, único ano em que a cantora Demi Lovato participou do Met Gala, viralizou uma imagem dela com Nicki Minaj no tapete vermelho do evento. No registro, a rapper parece ter uma expressão não tão amigável com a outra estrela.

Na época, Demi deu uma entrevista polêmica à revista Billboard, que até hoje é compartilhada como sendo sobre Nicki.

“Tive uma experiência horrível. Uma celebridade foi uma vadia e era terrível estar perto dela. Lembro de ficar tão desconfortável que quis beber”, disse. Ela também enfatizou que nunca mais iria no evento. Demi Lovato realmente não foi vista na cerimônia desde então.

Os novos olhos de Kanye West

Em 2016, Kanye West causou ao aparecer no tapete vermelho usando lentes de contato azuis. O tema da vez era “Manu vs. Machina” e, teve gente dizendo que ele quis seguir à risca, mas também teve quem disse que ele desrespeitou sua origem étnica.

Moda e Imaginação Católica

Em 2018, “Moda e Imaginação Católica”, foi o tema do evento e os looks foram recheados de polêmica, já que o curador Andrew Bolton expõs peças cedidas pela Igreja ao lado de vestidos de alta costura de Coco Chanel, John Galliano, Cristóbal Balenciaga e Versace.

Rihanna foi um dos nomes polêmicos ao “se vestir como o Papa”. A cantora usou vestes todas prateadas, numerosos anéis nos dedos, um scarpin Christian Laboutin de cristais, tornozeleiras recheadas de pedras preciosas e acessórios que realmente remetiam ao chefe supremo da Igreja Católica Romana.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Met Gala: além dos looks, confira os maiores “escândalos” do evento no site CNN Brasil.

]]>
7693753
Bob Burnquist projeta skate do Brasil nas Olimpíadas: “molecada tá bem, né?” https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/outros-esportes/bob-burnquist-projeta-skate-do-brasil-nas-olimpiadas-molecada-ta-bem-ne/ <![CDATA[anasantos]]> Mon, 06 May 2024 21:26:37 +0000 <![CDATA[Outros Esportes]]> <![CDATA[CNN Esportes]]> <![CDATA[Olimpíadas]]> <![CDATA[outros esportes]]> <![CDATA[Skate]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7693413 <![CDATA[

Recordista do X Games com 30 medalhas, Burnquist se tornou um dos principais nomes do skate brasileiro

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bob Burnquist projeta skate do Brasil nas Olimpíadas: “molecada tá bem, né?” no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Bob Burnquist, multicampeão de skate e principal vencedor do X Games, falou em entrevista à CNN sobre as expectativas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e citou as principais promessas do skate brasileiro.

“Eu venho assistindo e acompanhando de longe, vejo que tem uma pegada constante muito boa, os resultados recentes também demonstram que a ‘molecada’ tá muito bem, né? A Rayssa no último evento ficou em primeiro lugar, ela pega pódio direto. O Pedro Barros tá mandando muito bem, então essa galera que tá ali está num caminho Olímpico […] eu acho que é isso, eles estão preparados e a gente pode esperar grandes resultados dos nossos skatistas”, comentou o atleta em evento da NFT Brasil 2024.

Promessas da nova geração

Além de Rayssa Leal e Pedro Barros, Burnquist citou outros atletas que são fundamentais na evolução da modalidade no cenário esportivo atual, como Augusto Akio, Gui Khury, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Filipe Mota. O skatista ainda ressaltou o apoio que a nova geração recebe.

“Olha como a gente tá nesse segundo ciclo. Eu acho que o apoio ao skatista mudou, né? Quando eu entrei na confederação lá atrás, antes da Olimpíada, a gente não tinha estrutura. Tinha uma Seleção e não tinha um investimento aos skatistas do jeito que tem hoje, né? Então no segundo ciclo a gente vê uma constância mais intensa e com mais apoio aos atletas. Se for pra se basear no tanto de apoio que eles têm agora, eu acho que estão muito melhores”, finalizou.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bob Burnquist projeta skate do Brasil nas Olimpíadas: “molecada tá bem, né?” no site CNN Brasil.

]]>
7693413
Proposta de cessar-fogo aceita pelo Hamas é diferente da que Israel ajudou a fazer https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/proposta-de-cessar-fogo-aceita-pelo-hamas-e-diferente-da-que-israel-ajudou-a-fazer/ <![CDATA[tiagotortella]]> Mon, 06 May 2024 21:25:02 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[Cessar-fogo]]> <![CDATA[Faixa de Gaza]]> <![CDATA[Gaza]]> <![CDATA[Guerra de Israel]]> <![CDATA[Hamas]]> <![CDATA[Israel]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7695340 <![CDATA[

Autoridade dos EUA afirmou que proposta pede fim da guerra, algo que Benjamin Netanyahu não aceitará

Este conteúdo foi originalmente publicado em Proposta de cessar-fogo aceita pelo Hamas é diferente da que Israel ajudou a fazer no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O Hamas concordou nesta segunda-feira (6) com uma proposta de cessar-fogo para a Faixa de Gaza que diverge daquela que Israel ajudou a elaborar com o Egito há mais de uma semana, disseram autoridades de Israel e dos Estados Unidos.

Essa proposta pede o fim da guerra, algo que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que não aceitará, segundo a fonte americana.

“Isso inclui o fim permanente das hostilidades, o que é uma linha vermelha para Netanyahu”, destacou.

“Esta não é a mesma posição [de Israel]”, advertiu a fonte israelense.

A autoridade israelense ressaltou que seu governo está enviando uma delegação para se reunir com mediadores egípcios e cataris, a fim de compreender melhor a última proposta e determinar se um acordo pode ser aceito.

Hamas aceita proposta de cessar-fogo

O chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh, ligou para mediadores para informar que o grupo armado aceitou uma proposta para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns feita pelo Catar e pelo Egito.

Uma fonte afirmou à CNN que o acordo que o grupo armado aceitou é diferente daquele que Israel ajudou a construir com os mediadores de Catar e Egito.

Israel ainda não aceitou a medida, mas Netanyahu afirmou que enviará uma delegação para negociações.

“Paralelamente, embora a proposta do Hamas esteja longe das exigências necessárias de Israel, Israel enviará uma delegação de trabalho aos mediadores, a fim de chegar a um acordo em condições aceitáveis para Israel”, afirmou.

Uma fonte diplomática familiarizada com as discussões disse à CNN que, depois de uma reunião em Doha, capital do Catar, entre o diretor da CIA, a agência de inteligência dos EUA, William Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, os mediadores convenceram o Hamas a aceitar um acordo de três fases.

Os Estados Unidos ressaltaram que estão analisando a resposta do Hamas, enquanto o presidente da Turquia pediu que Israel aceite o acordo.

*com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Proposta de cessar-fogo aceita pelo Hamas é diferente da que Israel ajudou a fazer no site CNN Brasil.

]]>
7695340
Podemos usar recursos federais fora do teto de gastos unicamente para o RS, diz Tebet https://www.cnnbrasil.com.br/politica/podemos-usar-recursos-federais-fora-do-teto-de-gastos-unicamente-para-o-rs-diz-tebet/ <![CDATA[douglasporto]]> Mon, 06 May 2024 21:23:31 +0000 <![CDATA[Política]]> <![CDATA[Orçamento]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> <![CDATA[Simone Tebet]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7694567 <![CDATA[

Ministra também disse que a meta fiscal está mantida até o final do ano

Este conteúdo foi originalmente publicado em Podemos usar recursos federais fora do teto de gastos unicamente para o RS, diz Tebet no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Será possível utilizar recursos federais, fora do teto de gastos, exclusivamente para casos direcionados ao Rio Grande do Sul e de calamidade pública, disse, nesta segunda-feira (6), a ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet.

A declaração foi feita após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentar uma mensagem para o Congresso com um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) reconhecendo a situação de calamidade no estado. A medida ainda precisa ser formalmente apresentada por um parlamentar para poder tramitar no Legislativo.

A meta fiscal está mantida até o final do ano. Nós podemos utilizar os recursos do orçamento federal fora do limite do gasto, porque nós temos um teto, e fora da meta fiscal única e exclusivamente para o Rio Grande do Sul e para os casos específicos de calamidade pública, a estrada, a ponte, o posto de saúde, reforma da creche

Simone Tebet

Segundo a ministra, fica fora do limite de gastos e fora da meta fiscal ações para que se possa “resolver uma possível linha de financiamento, incentivos para retomada do setor produtivo, alguma coisa focada também às pessoas que perderam suas moradias”.

O decreto foi assinado por Lula após integrantes do governo apresentaram resistências à aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para socorrer o Rio Grande do Sul.

A avaliação é de que o PDL evitaria que fossem incluídos gastos extras, assim como na PEC da Pandemia, e a proposta poderia virar uma bomba fiscal.

De acordo com Tebet, “o protocolo de crise da pandemia, diante daquele momento, permitiu não só editar uma emenda constitucional, mas também alterar naquele momento a lei de responsabilidade fiscal e assemelhamos os casos de calamidade pública aos casos de estado de sítio e estado de Defesa para efeitos de excepcionalidades”.

E, agora, com o decreto legislativo, que é um “guarda-chuva”, segundo a ministra, será possível editar outros atos, como: uma medida provisória com crédito extraordinário ou uma negociação do Ministério da Fazenda com o governo do estado em relação à dívida, ou incentivos e benefícios para os setores produtivos, comerciantes, empresários, agricultura e para a população atingida.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Podemos usar recursos federais fora do teto de gastos unicamente para o RS, diz Tebet no site CNN Brasil.

]]>
7694567
Como fazer Saque Calamidade do FGTS para afetados pelas chuvas no RS https://www.cnnbrasil.com.br/economia/financas/como-fazer-saque-calamidade-do-fgts-para-afetados-pelas-chuvas-no-rs/ <![CDATA[marienramos]]> Mon, 06 May 2024 21:20:51 +0000 <![CDATA[Finanças]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7693471 <![CDATA[

Valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como fazer Saque Calamidade do FGTS para afetados pelas chuvas no RS no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Moradores das cidades afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul podem solicitar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) utilizando o Saque Calamidade.

Essa modalidade é destinada às pessoas que passam por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural, desde que tenha sido decretado pelo governo situação de emergência ou estado de calamidade pública, em até 30 dias úteis da publicação.

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220 para cada evento caracterizado como desastre natural, desde que o intervalo entre um saque e outro não seja inferior a 12 meses.

Atualmente, 336 municípios gaúchos se encaixam nesse cenário de desastre climático de grande intensidade, segundo decreto da administração municipal.

Para a Caixa, enchentes ou inundações graduais, enxurradas ou inundações bruscas, alagamentos e inundações litorâneas entram nos requisitos para receber o valor do FGTS.

Veja o passo a passo para solicitar o Saque Calamidade

  • Baixe o aplicativo FGTS e selecione a opção “Meus Saques”;
  • Nele, escolha a opção “Outras Situações de Saques” e selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
  • Selecione o município de sua residência e clique em​ “Continuar”;
  • Escolha como receber o valor, seja por crédito em conta bancária de qualquer instituição ou pessoalmente;
  • Forneça os documentos requeridos e confirme a solicitação.

Após esse processo, a Caixa irá analisar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta.

Prazo para solicitação

Cada estado e município possui um prazo para sacar o saldo do FGTS em casos de desastre ambiental. No Rio Grande do Sul, as datas começam no mês de maio e vão até junho. Veja a lista:

  • Alpestre — 21/05/2024
  • Cachoeirinha — 01/05/2024
  • Canoas — 08/05/2024
  • Canoas — 20/05/2024
  • Chiapetta — 07/05/2024
  • Colinas (Portaria 497) — 09/05/2024
  • Colinas (Portaria 722) — 30/05/2024
  • Cruz Alta — 21/05/2024
  • Gravatai — 13/06/2024
  • Ijuí — 07/05/2024​
  • Nonoai — 21/05/2024​
  • Pareci Novo — 07/05/2024
  • ​Rolante — 09/05/2024
  • Roque Gonzales — 19/05/2024
  • Santa Maria — 06/06/2024
  • Santo Ângelo — 06/06/2024
  • São Leopoldo — 21/05/2024
  • ​São Nicolau — 21/05/2024
  • ​Tabai — 13/06/2024
  • ​Tenente Portela — 21/05/2024
  • ​Três Coroas — 07/05/2024
  • Venâncio Aires — 04/06/2024

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como fazer Saque Calamidade do FGTS para afetados pelas chuvas no RS no site CNN Brasil.

]]>
7693471
MP Eleitoral pede cassação de Claudio Castro, vice-governador e presidente da Assembleia do Rio https://www.cnnbrasil.com.br/politica/mp-eleitoral-pede-cassacao-de-claudio-castro-vice-governador-e-presidente-da-assembleia-do-rio/ <![CDATA[nathanlopes]]> Mon, 06 May 2024 21:20:11 +0000 <![CDATA[Política]]> <![CDATA[Cláudio Castro]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7695464 <![CDATA[

Órgão acusa envolvidos de abuso de poder político e econômico com uso de dinheiro público para beneficiar cabos eleitorais

Este conteúdo foi originalmente publicado em MP Eleitoral pede cassação de Claudio Castro, vice-governador e presidente da Assembleia do Rio no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro pediu nesta segunda-feira (6) a cassação do governador Cláudio Castro (PL), do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Rodrigo Bacellar (União Brasil). O MP Eleitoral defende a inelegibilidade do governador e do vice até 2030.

O MP aponta que houve abuso de poder político e econômico envolvendo o financiamento de projetos e programas da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022.

Segundo a ação, recursos públicos foram usados para “turbinar” projetos nas instituições a fim de beneficiar eleitores e cabos eleitorais em prol da candidatura dos investigados.

As alegações finais foram apresentadas na tarde desta segunda-feira ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) pelos procuradores regionais Neide Cardoso de Oliveira e Flávio Paixão de Moura Junior.

O relator da ação é o desembargador Peterson Barroso Simão, vice-presidente do TRE-RJ e corregedor eleitoral. O tribunal é formado por três desembargadores federais, dois juízes e dois juristas que serão responsáveis por julgar o processo.

A palavra final sobre o futuro político de Claudio Castro, no entanto, deve ser dada pelo Tribunal Superior Eleitoral, instância máxima da Justiça Eleitoral e para onde devem ser apresentados eventuais recursos contra uma futura decisão do TRE-RJ.

Esta é a segunda vez que a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio pede a cassação da cúpula do governo fluminense. No início de abril, em uma outra ação sobre o mesmo tema, o MP Eleitoral defendeu a cassação do governador e de seu vice por abuso de poder político e econômico e condutas vedadas no ano eleitoral.

Ação

Segundo a ação, os investigados teriam criado um “esquema” que envolvia a “contratação exacerbada de milhares ‘colaboradores temporários’”, pelo Governo deste Estado, que teriam atuado como “cabos eleitorais disfarçados de servidores públicos”.

As contratações, segundo o MP, se deram na Uerj e no Ceperj.

“O esquema teve o claro objetivo da utilização da máquina pública estadual, à exclusiva disposição dos investigados, para permitir o escoamento de recursos públicos, dando-lhe aparência de legalidade, mas que, em verdade, foram indevidamente utilizados para promover as suas candidaturas e cooptar votos para as suas respectivas vitórias nas urnas, atendendo a interesses pessoais escusos e a perpetuação desses políticos nos cargos eletivos do Estado do Rio de Janeiro, sobrepondo-se ao interesse coletivo”, afirmaram os procuradores.

O MP cita o que chama de “verdadeira farra com recursos públicos” nas contratações de apoiadores.

“Não se discute mais aqui o fato de que a máquina pública foi manejada em ano eleitoral, com evidente desvio de finalidade”, afirmou o órgão. “A ampliação e alteração dos projetos, a forma como foram executados de molde a beneficiar eleitores e cabos eleitorais demonstra de forma evidente que o poder de autoridade foi usado em prol da alavancagem da candidatura dos primeiros investigados candidatos”.

Outro lado

Procurada, a defesa do governador Cláudio Castro disse que tem prestado todos os esclarecimentos aos órgãos de controle. E que, após as denúncias, o governador determinou a extinção dos projetos da Fundação Ceperj, que está sendo reestruturada.

Ressalta também que o nome do governador não é citado em nenhum dos depoimentos. A defesa de Castro finaliza dizendo confiar na Justiça Eleitoral e que não foram apresentados nos autos do processo elementos novos que sustentem as denúncias.

Este conteúdo foi originalmente publicado em MP Eleitoral pede cassação de Claudio Castro, vice-governador e presidente da Assembleia do Rio no site CNN Brasil.

]]>
7695464
Desfiles do grupo Especial do Carnaval do RJ serão em três dias a partir de 2025 https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/desfiles-do-grupo-especial-do-carnaval-do-rj-serao-em-tres-dias-a-partir-de-2025/ <![CDATA[giovanachrist]]> Mon, 06 May 2024 21:14:35 +0000 <![CDATA[Entretenimento]]> <![CDATA[#CNNPop]]> <![CDATA[Carnaval]]> <![CDATA[Escola de Samba]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7694666 <![CDATA[

Apresentações das escolas de samba serão de domingo a terça-feira para tornar os ingressos mais acessíveis

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desfiles do grupo Especial do Carnaval do RJ serão em três dias a partir de 2025 no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) decidiu em plenária nesta segunda-feira (6) que os desfiles das escolas de samba do grupo Especial do Rio de Janeiro passarão de dois para três dias, começando em 2025.

Na nova configuração, quatro escolas se apresentarão em cada data. A outra novidade é que as notas dos julgadores passarão a ser fechadas ao final de cada dia.

“Dentro dessa iniciativa, queremos viabilizar uma redução no preço das arquibancadas, com o objetivo de tornar os ingressos ainda mais acessíveis. Também vamos proporcionar que mais pessoas estejam no Sambódromo em dias diferentes”, ressaltou o presidente da Liesa, Gabriel David.

No domingo, dia 2 de março de 2025, a Unidos de Padre Miguel, atual campeã, será a primeira a se apresentar. Na segunda-feira, dia 3, a Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial, abrirá as apresentações; e na terça-feira a Mocidade, 10ª colocada do grupo Especial, começa os desfiles. As demais escolas terão a ordem definida em sorteio no próximo dia 23.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desfiles do grupo Especial do Carnaval do RJ serão em três dias a partir de 2025 no site CNN Brasil.

]]>
7694666
Goleado, Manchester United bate marca negativa que durava quase 50 anos; entenda https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/goleado-manchester-united-bate-marca-negativa-que-durava-quase-50-anos-entenda/ <![CDATA[luccasoliveira]]> Mon, 06 May 2024 21:14:13 +0000 <![CDATA[Futebol Inglês]]> <![CDATA[CNN Esportes]]> <![CDATA[Futebol internacional]]> <![CDATA[Manchester United]]> <![CDATA[Premier League]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7694762 <![CDATA[

Em temporada muito vazada, Red Devils foram facilmente derrotados pelo Crystal Palace nesta segunda-feira (6)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Goleado, Manchester United bate marca negativa que durava quase 50 anos; entenda no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

A sonora goleada de 4 a 0 sofrida pelo Manchester United contra o Crystal Palace, nesta segunda-feira (6), pela 36ª rodada da Premier League, fez o clube igualar uma marca negativa que não era atingida desde 1977.

Os Red Devils chegaram a 81 gols sofridos na somatória de todas as competições da temporada 2023-24, algo que não acontecia desde 1976-1977, quando o clube terminou o Campeonato Inglês na sexta posição.

Atualmente, o clube encontra-se na 8ª posição da Premier League, e a dura derrota para o Crystal Palace em Londres deixou muito difícil a possibilidade de o Manchester United se classificar para alguma competição europeia da próxima temporada.

FA Cup pode salvar temporada ruim

Ao menos via Premier League. Afinal, o clube dos brasileiros Casemiro e Antony está na final da FA Cup e vai enfrentar o rival Manchester City na decisão em 25 de maio. O campeão garante vaga na Europa League.

Mesmo se perder para o Manchester City na final, os Red Devils podem se beneficiar, já que a vaga na Europa League iria para o sexto colocado da Premier League, enquanto o sétimo se classificaria para a Conference League.

Atualmente, o sétimo colocado é o Chelsea, com a mesma pontuação do Manchester United (54 pontos). A vantagem dos Blues está exatamente no saldo de gols: 11 a favor e 3 negativos, respectivamente.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Goleado, Manchester United bate marca negativa que durava quase 50 anos; entenda no site CNN Brasil.

]]>
7694762
Antes e depois: imagem de satélite mostra efeito devastador da chuva no RS; veja https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/antes-e-depois-imagem-de-satelite-mostra-efeito-devastador-da-chuva-no-rs-veja/ <![CDATA[fabiomunhoz]]> Mon, 06 May 2024 21:06:33 +0000 <![CDATA[Nacional]]> <![CDATA[-agencia-cnn-]]> <![CDATA[Chuvas]]> <![CDATA[Porto Alegre]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7694221 <![CDATA[

Material registra o impacto das enchentes na região metropolitana de Porto Alegre; nível do Guaíba passou de 5 metros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Antes e depois: imagem de satélite mostra efeito devastador da chuva no RS; veja no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

Imagem de satélite captada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra o efeito devastador provocado pelas chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul.

Veja antes e depois:

A imagem mostra a cheia dos rios Taquari, Jacuí e Caí, que desembocam no lago Guaíba. O escoamento das águas desses rios provocou uma grande elevação do nível do Guaíba, que passou dos 5 metros. Para se ter ideia, na maior enchente registrada em Porto Alegre até então, em 1941, o nível era de 4,76 metros.

A cheia do Guaíba, conforme mostrado pela imagem de satélite, provocou grande inundação na capital gaúcha e nos municípios vizinhos de Canoas, Eldorado do Sul e Nova Santa Rita –todas na região metropolitana.

Diversas ruas de Porto Alegre estão submersas. O aeroporto Salgado Filho teve as operações suspensas –situação que deve ser mantida até o dia 30 de maio.

Segundo a prefeitura da capital, mais de 7.500 pessoas já procuraram os abrigos provisórios no município. Nesta segunda, o prefeito Sebastião Melo (MDB) decretou racionamento de água na cidade. Os alagamentos afetaram o funcionamento das estações de tratamento de água, o que prejudicou o abastecimento de água potável.

A expectativa das autoridades é que o nível do Guaíba continue acima dos 5 metros por alguns dias até que comece, lentamente, a abaixar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Antes e depois: imagem de satélite mostra efeito devastador da chuva no RS; veja no site CNN Brasil.

]]>
7694221
Justiça concede regime aberto para Alexandre Nardoni https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/justica-concede-regime-aberto-para-alexandre-nardoni/ <![CDATA[Felipe Andrade]]> Mon, 06 May 2024 21:05:13 +0000 <![CDATA[Nacional]]> <![CDATA[-agencia-cnn-]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7694954 <![CDATA[

Secretaria de Administração Penitenciária deu cumprimento ao alvará de soltura às 17h20 desta segunda-feira (6)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça concede regime aberto para Alexandre Nardoni no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu, nesta segunda-feira (6), a progressão de pena para regime aberto para Alexandre Nardoni. O réu cumpriu mais da metade da pena em regime fechado após ser condenado pela morte da filha Isabella.

A decisão do juiz José Loureiro Sobrinho, da comarca de São José dos Campos (SP), vai contra o parecer do Ministério Público de São Paulo (MPSP), que alegou que o preso não preenche os requisitos subjetivos para a progressão.

Contudo, o magistrado afirmou que o réu mantém boa conduta carcerária, possui situação processual definida e cumpriu mais da metade da pena. Além disso, segundo o juiz, ele encontra-se usufruindo das saídas temporárias, retornando normalmente ao presídio.

Loureiro Sobrinho ainda cita que Nardoni teve o relatório conjunto e a avaliação com parecer favorável e não registra faltas disciplinares durante o cumprimento da sentença, preenchendo assim os requisitos objetivos e subjetivos exigidos pela Lei para a obtenção do benefício.

A decisão do TJSP alega também que o réu possui o período necessário de cumprimento de pena para a concessão do benefício. O documento ressalta que a gravidade do crime não é um empecilho para a progressão prisional.

“E, em que pesem os aspectos negativos de sua personalidade, ressaltados pelo Ilustre Representante do Ministério Público, cumpridos os requisitos exigidos por lei, não há óbice (empecilho) à progressão devido à gravidade do delito”, afirmou o juiz.

Saída da Penitenciária

Em contato com a CNN, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que a direção da Penitenciária II de Tremembé deu cumprimento ao alvará de soltura em favor de Alexandre Nardoni, às 17h20, desta segunda-feira (6). O advogado de Nardoni, Roberto Podval, afirmou à CNN que fica “feliz em poder contribuir para que Alexandre possa retornar a sua vida”.

A Justiça de SP determinou que o restante da pena seja cumprida na residência do condenado até que se designe outro local adequado. Veja quais são as condições determinadas a Alexandre Nardoni pelo tribunal:

1 – Comparecer trimestralmente à Vara de Execuções Criminais para informar sobre suas atividades;

2 – Obter ocupação lícita no prazo de 90 dias;

3 – Permanecer em sua residência durante o repouso, no período compreendido entre 20h00 e 06h00, salvo com autorização judicial;

4 – Não mudar da Comarca sem prévia autorização do juízo;

5 – Não mudar de residência sem comunicar o juízo;

6 – Não frequentar bares, casas de jogo e outros locais incompatíveis com o benefício conquistado.

Redução da pena

A pena de 30 anos teve redução de 96 dias, em outubro de 2023. A diminuição é referente aos dias trabalhados e por um livro lido pelo preso. Foram 277 dias de trabalho e a leitura do livro “Carta ao Pai”, de Franz Kafka.

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram condenados em março de 2010 pela morte da filha de Alexandre, Isabella Nardoni, de 5 anos. A criança foi arremessada do sexto andar de um prédio na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo, em 2008.

Anna Carolina Jatobá, a madrasta, deixou a prisão em junho de 2023, depois de a Justiça conceder a ela a progressão para o regime aberto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça concede regime aberto para Alexandre Nardoni no site CNN Brasil.

]]>
7694954
Chefe da ONU pede que Israel e Hamas “façam esforço extra” para cessar-fogo https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/chefe-da-onu-pede-que-israel-e-hamas-facam-esforco-extra-para-cessar-fogo/ <![CDATA[tiagotortella]]> Mon, 06 May 2024 21:04:29 +0000 <![CDATA[Internacional]]> <![CDATA[António Guterres]]> <![CDATA[Cessar-fogo]]> <![CDATA[Faixa de Gaza]]> <![CDATA[Gaza]]> <![CDATA[Guerra de Israel]]> <![CDATA[Hamas]]> <![CDATA[Israel]]> <![CDATA[ONU (Organização das Nações Unidas)]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7694696 <![CDATA[

Antonio Guterres também alertou contra ofensiva militar israelense na cidade de Rafah

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe da ONU pede que Israel e Hamas “façam esforço extra” para cessar-fogo no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, pediu nesta segunda-feira (6) que o governo de Israel e o Hamas “façam o esforço extra necessário para tornar um acordo [de cessar-fogo] realidade e acabar com o sofrimento atual [em Gaza]“, disse sua porta-voz.

“O secretário-geral está profundamente preocupado com as indicações de que uma operação militar em grande escala em Rafah pode ser iminente”, destacou Stephane Dujarric.

“O Secretário-Geral lembra às partes que a proteção dos civis é fundamental no direito humanitário internacional”, complementou.

O Exército de Israel alertou nesta segunda para que civis saiam da cidade de Rafah, onde mais de um milhão de pessoas se refugiaram. Mais tarde, o gabinete de guerra israelense decidiu continuar com a ofensiva na cidade.

Sobre isso, o chefe dos direitos humanos da ONU, Volker Türk, classificou como desumana a exigência de Israel para que os palestinos saiam de Rafah.

“Os habitantes de Gaza continuam sendo atingidos por bombas, doenças e até pela fome. E, hoje, disseram-lhes que devem se deslocar mais uma vez à medida que as operações militares israelenses em Rafah aumentam”, pontuou Türk em comunicado.

“Isto é desumano. É contrário aos princípios básicos da política internacional, leis humanitárias e de direitos humanos, que têm a proteção efetiva dos civis como a sua principal preocupação”, adicionou.

Türk criticou Israel por “realocar à força” centenas de milhares de pessoas para áreas já fortemente destruídas e onde há pouco abrigo e praticamente nenhum acesso à assistência humanitária necessária para a sua sobrevivência, acrescentando que não há lugar seguro fora de Rafah.

Ele também alertou que aqueles que não cumprem as leis internacionais de direitos humanos devem ser responsabilizados.

Hamas aceita proposta de cessar-fogo

O chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh, ligou para mediadores para informar que o grupo armado aceitou uma proposta para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns feita pelo Catar e pelo Egito.

Uma fonte afirmou à CNN que o acordo que o grupo armado aceitou é diferente daquele que Israel ajudou a construir com os mediadores de Catar e Egito.

Israel ainda não aceitou a medida, mas Netanyahu afirmou que enviará uma delegação para negociações.

“Paralelamente, embora a proposta do Hamas esteja longe das exigências necessárias de Israel, Israel enviará uma delegação de trabalho aos mediadores, a fim de chegar a um acordo em condições aceitáveis para Israel”, pontuou Netanyahu.

Uma fonte diplomática familiarizada com as discussões disse à CNN que, depois de uma reunião em Doha, capital do Catar, entre o diretor da CIA, a agência de inteligência dos EUA, William Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, os mediadores convenceram o Hamas a aceitar um acordo de três fases.

Os Estados Unidos ressaltaram que estão analisando a resposta do Hamas, enquanto o presidente da Turquia pediu que Israel aceite o acordo.

*com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe da ONU pede que Israel e Hamas “façam esforço extra” para cessar-fogo no site CNN Brasil.

]]>
7694696
O presente ideal para as mães conectadas https://www.cnnbrasil.com.br/branded-content/nacional/o-presente-ideal-para-as-maes-conectadas/ <![CDATA[fernandaurias]]> Mon, 06 May 2024 20:49:40 +0000 <![CDATA[Nacional]]> <![CDATA[Claro.]]> <![CDATA[Conexão]]> <![CDATA[Dia das Mães]]> <![CDATA[promoção]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7689545 <![CDATA[

Aparelhos celulares fazem a alegria delas e são uma excelente opção para presenteá-las

Este conteúdo foi originalmente publicado em O presente ideal para as mães conectadas no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

“Você está se alimentando bem?” “Leve o agasalho porque hoje vai esfriar.” “Me avise quando chegar em casa. ”

Não importa a idade dos filhos, sejam eles adultos ou crianças, mãe que é mãe está sempre atenta à sua saúde, segurança e bem-estar dos seus rebentos.

E é aí que os celulares têm se tornado um companheiro e tanto para elas. Afinal, com o aparelho as mães podem acompanhar a rotina dos filhos – principalmente crianças e adolescentes – e matar a saudade sempre que quiserem.

 

Mães superconectadas

Mães vale lembrar que elas têm vida própria e, com seus celulares, mantêm um contato mais próximo não só com você, mas, também, com os amigos, tiram fotos para eternizar momentos importantes, se atualizam sobre as notícias mais importantes e até mesmo se divertem com joguinhos e outras opções de entretenimento. Tudo isso, na palma das mãos.

Que tal deixar sua mãe ainda mais feliz e, de quebra, ganhar um presente, também? Nesse Dia das Mães, a Claro traz a Promoção Compre e Leve: na compra de um Motorola Edge 50 Pro por R$ 1.399 no plano Claro Pós 300 GB (150 GB + 150 GB para redes sociais e vídeo), você leva o Moto G34 de 128 GB por apenas R$ 799 e cada um ainda ganha o bônus de 20GB de internet no Claro pós.

Imperdível, não é?

Este conteúdo foi originalmente publicado em O presente ideal para as mães conectadas no site CNN Brasil.

]]>
7689545
CBF antecipa convocação da Seleção para a Copa América; veja quando será https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/cbf-antecipa-convocacao-da-selecao-para-a-copa-america-veja-quando-sera/ <![CDATA[luccasoliveira]]> Mon, 06 May 2024 20:44:49 +0000 <![CDATA[Futebol]]> <![CDATA[-itatiaia-esportes-]]> <![CDATA[CBF (Confederação Brasileira de Futebol)]]> <![CDATA[CNN Esportes]]> <![CDATA[Copa América]]> <![CDATA[Seleção Brasileira]]> https://www.cnnbrasil.com.br/?p=7694277 <![CDATA[

Com viagem de Ednaldo Rodrigues para Congresso da Fifa na semana que vem, Dorival Junior teve que mudar data de anúncio

Este conteúdo foi originalmente publicado em CBF antecipa convocação da Seleção para a Copa América; veja quando será no site CNN Brasil.

]]>
<![CDATA[

O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, convoca na próxima sexta-feira (10), ao meio-dia, os jogadores para a disputa da Copa América, torneio que será disputado de 20 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos.

A lista servirá também para os dois amistosos preparatórios que serão realizados no início de junho, em estádios dos EUA.

Inicialmente, a relação seria apresentada no final da semana que vem, mas o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, estará viajando para a Tailândia, onde ocorrerá em 17 de maio o Congresso da Fifa que definirá a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027.

O Brasil concorre contra a candidatura tripla da Europa de Alemanha, Bélgica e Holanda.

Amistosos em 8 e 12 de junho

O técnico Dorival Júnior irá anunciar uma lista definitiva, que servirá para a Copa América e para os dois amistosos da Data-Fifa de junho. O Brasil irá enfrentar o México, em 8 de junho, no Kyle Field, em College Station, no Texas, e os EUA em 12 de junho, no Camping World Stadium, em Orlando.

A cidade da Flórida será a base da Seleção na preparação para a Copa América. Neste período em Orlando, o Brasil vai treinar no ESPN Wide World of Sports e ficará hospedado no Four Seasons Resort Orlando.

Rodrigo Caetano explica base em Orlando

Os jogadores que atuam na Europa vão se apresentar em 30 de maio. Já aqueles que defendem times brasileiros começarão a treinar na cidade da Flórida no dia 3 de junho.

“Escolhemos Orlando para ser nossa base no período de treinamento por uma questão estratégica. Com essa base fixa, acreditamos que teremos as melhores condições de preparação”, disse Rodrigo Caetano, diretor de Seleções e que terá a primeira competição oficial no cargo.

Número de jogadores convocados ainda não é sabido

Pela programação, a delegação só deixará Orlando na fase de treinamentos para enfrentar os mexicanos no amistoso do dia 8 de junho. No dia 6, os jogadores embarcam para o Texas e voltam para a Flórida no dia seguinte.

A partir daí, o time seguirá treinando em Orlando até 20 de junho, quando embarca para Los Angeles, onde fará o jogo de estreia no dia 24 de junho.

A comissão técnica ainda define quantos jogadores serão convocados. O limite de inscritos para a Copa América é de 23 atletas (com três goleiros), mas Dorival poderia chamar nomes extras para observar nos amistosos e nos treinamentos até meados de junho.

A lista

Dorival Júnior já enviou à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) uma lista provisória para a Copa América, com 35 a 55 nomes. A definitiva, com os 23 que de fato jogarão a competição, tem que ser definida até 12 junho. Portanto, ele poderia levar mais atletas aos EUA e cortar nomes da lista final após os amistosos.

A Copa América terá 16 participantes, dez da América do Sul e seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central).

São quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves, e os dois primeiros de cada se classificando para as quartas de final. A partir daí são jogos eliminatórios até se conhecer o campeão.

Os jogos do Brasil na primeira fase

  • 21/06 Brasil x Costa Rica, no SoFI Stadium, em Inglewood (região de Los Angeles)
  • 28/06 Brasil x Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas
  • 02/07 Brasil x Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara (região de San Francisco)

Veja os grupos da Copa América

Grupo A

  • Argentina
  • Peru
  • Chile
  • Canadá

Grupo B

  • México
  • Equador
  • Venezuela
  • Jamaica

Grupo C

  • Estados Unidos
  • Uruguai
  • Panamá
  • Bolívia

Grupo D

  • Brasil
  • Colômbia
  • Paraguai
  • Costa Rica

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em CBF antecipa convocação da Seleção para a Copa América; veja quando será no site CNN Brasil.

]]>
7694277

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem